Secretaria de Educação reúne mães para tratar de projetos relacionados as crianças autistas

O encontro teve como objetivo ouvir as principais dificuldades que as mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista enfrentam no dia a dia da vida escolar de seus filhos
Publicada em 28/03/2023 às 12:56 | Comunicação e Gestão de Eventos

Na última semana, a Secretaria da Educação realizou uma reunião com as mães de crianças autistas matriculadas nas escolas municipais de Cajamar. O encontro aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Danilo Joan e do secretário de Educação Prof. Dr. Régis Souza.

A iniciativa teve como objetivo ouvir as principais dificuldades que as mães de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), enfrentam no dia a dia da vida escolar de seus filhos, bem como informá-las sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos para ampliar o suporte às crianças com TEA matriculadas nas unidades do Colégio do Futuro.

Dentre os assuntos abordados estão a elaboração da Carteirinha da pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista); projeto para dar prioridade aos autistas nos serviços e benefícios públicos; medicação gratuita; transporte SUS; transporte escolar; disponibilidade de cuidadores para alunos que ainda não tem laudo, estimulação precoce; organização de iniciativas para o dia mundial de conscientização do autismo; capacitação de profissionais e pais para lidar com crianças e jovens deficientes; e desenvolvimento de ações que priorizem o lazer e a prática de esportes para crianças e jovens com deficiência.

O secretário de Educação, Prof. Dr. Régis Souza, reforçou que a administração municipal está empenhada em ampliar o serviço de acompanhamento nas escolas, e fará a contratação de novos auxiliares para acompanhar os alunos, visto que a demanda de alunos com TEA aumentou de forma significativa no último ano. “Até 2022, tínhamos cerca de 127 alunos que necessitavam de cuidador ou professor facilitador, este ano, o número aumentou para 465. Sendo assim, estamos acelerando as novas contratações de modo a atender 100% desta demanda o quanto antes”, informou o secretário.

O prefeito Danilo Joan também se comprometeu em apresentar novidades em breve. “Na nossa gestão, implantamos o CAPSi com psiquiatra infantil, neurologista infantil, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos, tudo para cuidar das crianças autistas do município, porém, hoje entendemos que essa estrutura é pequena para a quantidade de crianças, e estamos trabalhando para que em um futuro próximo as mães cajamarenses não precisem mais buscar auxílio em outras cidades. Está é nossa grande missão!”, destaca o prefeito.