Notícias Oficiais / Meio Ambiente

Programa Saúde Animal abre inscrições para castração de cães e gatos
Somente neste ano, foram castrados 1.036 animais, sendo 627 cães e 409 gatos.
8 de Novembro de 2019 - 15h20
Texto: Ariane Grego

A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, abriu novo período de inscrições para interessados em castrar cães e gatos no Município. Interessados deverão entrar em contato com a Diretoria de Bem Estar Animal, localizado na Secretaria do Meio Ambiente. As castrações tiveram início em 15 de outubro e atenderam as pessoas que estavam na fila de espera.

O Programa "Saúde Animal" visa atender todas as pessoas interessadas em castrar seu animal, além de ONGs e protetores independentes. Somente neste ano, a Prefeitura já atendeu 1.036 animais, sendo 627 cães e 409 gatos. A Diretoria pretende castrar mais 500 animais até o final deste ano,

Para se inscrever, o tutor do animal deverá preencher a ficha de inscrição que deverá ser entregue na Diretoria de Bem Estar Animal, ou enviado para o e-mail pamela.assis@cajamar.sp.gov.br. No entanto, para quem preferir, o atendimento também será feito pessoalmente, na Secretaria do Meio Ambiente, que fica na Praça Benedito Martins Cruz, 72 – Centro.

Clique aqui para acessar o formulário de castração.

Documentos necessários para o cadastro:

- RG/CPF (cópia e no dia apresentar o original)
- Comprovante de endereço em Cajamar
- Título de Eleitor
- Folha de resumo do cadastro único (opcional em caso de baixa renda)

Cuidados antes da castração:

A partir do momento que seu animal for selecionado para ser castrado, um funcionário da Prefeitura ligará informando a data e o local da cirurgia.
O dono do animal deverá apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço no dia da cirurgia e quando representado estes documentos deverão vir com o representante.

JEJUM:
- fazer o jejum desse animal da seguinte forma:
* Cães: No dia da cirurgia dar água e comida as 5 horas da manhã. (se o animal não quiser a ração dar um “SACHÊ” ração umedecida). Após as 5 da manhã retirar água e comida.
* Gatos: Dar água e comida MEIA NOITE (se o animal não quiser a ração dar um “SACHÊ” ração umedecida). Após a MEIA NOITE retirar água e comida.

- Os animais devem estar saudáveis e livres de carrapatos e pulgas.
- Os cães deverão ser trazidos com guia e coleira.
- Gatos deverão ser trazidos em caixa de transporte, visando a segurança dos mesmos e evitar a fuga dos animais
- Informar a possibilidade de o animal estar prenhe.
- Informar qualquer alteração na saúde do animal nos dias antes da cirurgia.
- No caso de desistência comunicar com três dias de antecedência pelo número: (11) 4446-6650

Cuidados Pós Cirúrgico

- Alimentar (água e comida) somente 09h após a cirurgia.
- Manter o animal aquecido, protegido do frio, vento e chuva.
- Impedir que o animal lamba os ferimentos, colocando o “colar abajur” ou roupa cirúrgica (agropecuária).
- Fazer curativo utilizando antisséptico (iodo povidine)
- Medicar o animal conforme a receita encaminhada no dia da cirurgia. É muito importante para que ocorra uma boa cicatrização.

Desenvolvimento Social
Prefeitura de Cajamar inaugura novo CRAS em Cajamar-Centro
A nova sede contará com coordenação, assistente social, psicólogo e equipe administrativa

Próximo sábado (07) será o lançamento da Magia do Natal em Cajamar
O primeiro bairro a receber o cenário natalino completo será Cajamar Centro, a partir das 19h

6/12/2019
Prefeitura inicia obras de recuperação em bolsão de ônibus no bairro Olaria
Após a revitalização do bolsão, que estava em péssimas condições, o fluxo de veículos deverá melhorar nesta região

Serviços Públicos
Córrego da Av. Braúna recebe nova tubulação
Programa Cajamar Bem Cuidada intensifica a limpeza de rios e córregos do município para evitar as enchentes, já que o período chuvoso se aproxima.