Saúde Animal

O Programa tem como objetivo oferecer serviços zelando pela qualidade de vida dos animais do município, disponibilizando o atendimento clínico emergencial, campanha de castração e estabelecendo parcerias com ONGs, sempre mantendo o conceito de consolidar a “posse responsável” por meio de ações de conscientização, entre outras medidas em prol da saúde dos animais.

Lançado em: abril de 2019
Secretaria responsável pelo Programa: Meio Ambiente e Proteção Animal
Atendimento Clínico Veterinário: 450 atendimentos em 2020
Castração de Cães e Gatos: 500 castrações em 2020
Ambulância PET: Entregue
UBS Animal: Entregue
Comedouro e Bebedouro: Entregue

O Programa Saúde Animal tem como objetivo oferecer serviços zelando pela qualidade de vida dos animais do município, disponibilizando o atendimento clínico emergencial, campanha de castração e estabelecendo parcerias com ONGs, sempre mantendo o conceito de consolidar a “posse responsável” por meio de ações de conscientização, entre outras medidas em prol da saúde dos animais.

Destacam-se as principais:

  • Atendimento Clínico Veterinário:

Os munícipes têm acesso a atendimento clínico veterinário gratuito sendo que, em 2020, já foram realizados mais de 450 atendimentos. Os atendimentos são oferecidos preferencialmente às pessoas de baixa-renda, que possuem cadastro social, com o objetivo de propiciar condições ao público mais vulnerável.

  • Castração de Cães e Gatos:

Também é ofertada, de maneira gratuita, a castração de cães e gatos, mediante cadastro prévio. Em 2020, já foram realizadas mais de 500 castrações, ação que contribui positivamente para diminuir casos de procriações indesejadas e, como consequência, o abandono de animais.

  • UBS Animal:

A UBS Animal é um projeto amplo que foi estruturado com base no modelo de grandes clínicas veterinárias com o intuito de disponibilizar ao cidadão cajamarense todo e qualquer suporte necessário aos seus animais de estimação.
A primeira UBS Animal, localizada no Centro de Eventos “Boiodrómo foi inaugurada em 22 de junho de 2020 e já realiza atendimento clínico gratuito de baixa e média complexidade para cães e gatos de famílias com baixa renda.

  • Ambulância PET:

A Prefeitura também assiste à população cajamarense com a utilização da Ambulância PET, entregue no final de 2019 e customizada especialmente para funcionar como um “ambulatório itinerante” com o objetivo de atender aos bairros mais afastados e as pessoas que não possuem condições de locomoção.

  • Comedouro e Bebedouro:

Projeto aprovado por meio da Lei 1.818 de 09 de abril de 2020 que visa fomentar parcerias com entidades para a instalação de comedouros e bebedouros em locais públicos com o objetivo de garantir a segurança e bem-estar dos animais em situação de rua.

Fotos


Link original: https://cajamar.sp.gov.br/saude-animal/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo