Símbolos

A Bandeira

Bandeira de Cajamar

A Bandeira do município de Cajamar tem as oitava de branco, com o retângulo central da mesma cor, onde se aplica o brasão, e de onde partem oito faixas vermelhas e carregadas de sobre-faixa azul, que servem de separação das oitavas. As faixas são dispostas duas a duas, sendo verticais, horizontais, em banda e em barra.

Para a confecção da Bandeira são necessários os seguintes módulos: altura, nove módulos; comprimento, treze módulos, seguindo-se as proporções do desenho abaixo:

O Brasão

Brasão Municipal (Art. 4 da Lei Orgânica do Município de Cajamar)

O Brasão de Cajamar apresenta Escudo Sanítico, em campo de prata uma cruz do cristo, acontonada de 04 araçás de sinople manchados de sable; chefe de blau carregado de duas estrelas de ouro coroa mural de prata de quatro torres fenestradas de sable, ladeando o escudo, como suportes, dois ramos de araçazeiros floridos e frutados, de sua cor-listel de golpes com a legenda JUSTITIA ET FIDE CONSERVABITUR, de prata. A forma sanítica do escudo é a forma tradicional dos brasões brasileiros de domínio. O campo de prata representa a lealdade e a lisura dos habitantes de Cajamar. A cruz da ordem de Cristo, de goles (vermelhos) vazia de prata, é o símbolo dos portugueses colonizados, dos bandeirantes paulistas que arvoraram em suas bandeiras essa mesma cruz, por tal razão tomada por símbolo no brasão de domínio do Município de São Paulo, a cujo território pertenceu Cajamar.

Os quatros araçás de sinople (verde) manchado de sable (preto) acantonados, outrora abundante em araçás e símbolo parlante da toponímia Municipal, cai-a-mar. Cai, manchado tostado; a, fruto, mar, colorido pintado.

O araçá é fruto com essas características. O chefe do blau (azul) representa o idealismo do povo de Cajamar e a cor campo do brasão de domínio do Município de Parnaíba e cujo território pertenceu a Cajamar.

As duas estrelas de ouro representam as duas soberanias a Estadual e a Federal, sendo que a Estadual é seu próprio timbre e a Federal, o seu ornamento exterior. A coroa mural de prata, de quatro torres, é o símbolo da soberania Municipal, com suporte dos ramos de araçazeiros floridos e frutados de sua cor.

Listel de goles, com a legenda de prata JUSTITIA ET FIDE CONSERVABITUR (conserva-se-à com fé e justiça).

Faça aqui o download do Brasão de Cajamar em PDF.

Imagotipo

Imagotipo da Prefeitura de Cajamar (Lei nº 1.799/2019)

Após a realização de concurso público com a participação da sociedade civil, a Prefeitura de Cajamar instituiu o imagotipo do município, regulamentado pela Lei nº 1.799, de 18 de dezembro de 2019.

O imagotipo poderá ser utilizado para identidade visual em materiais impressos usados pelas Secretarias, uniformes, crachás, fachadas, folders, cartazes, papéis timbrados, convites, envelopes, site institucional e eventos.

Não se confundem o imagotipo com os símbolos do Município constantes do Art. 4º da Lei Orgânica Municipal.


Link original: https://cajamar.sp.gov.br/cidade/brasao/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo