Guardas Municipais de Cajamar são habilitados para uso de arma não letal

Treinamento traz maior segurança à população, controle e fiscalização
Publicada em 31/03/2017 às 18:28 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Agentes da Guarda Municipal de Cajamar receberam durante as duas últimas semanas, o curso e treinamento para uso de arma não letal. O curso foi ministrado por Cláudio Ferigato, instrutor credenciado pelo Exercito e Polícia Federal e autorizado a realizar o treinamento de tecnologias não letais níveis I e II conforme recomenda a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

Durante o curso, foram ensinados aos guardas técnicas para o uso seguro dos equipamentos em grandes eventos, manifestações e outros. Dentre as armas usadas no treinamento, esta a arma de condução elétrica, a Pistola da marca Spark, da fabricante Condor, que funciona com duas baterias de nove volts e possui, em sua extremidade, uma junção de seis pinos a dez pinos de metal, agrupados em pares, que são capazes de descarregar uma corrente elétrica que imobiliza a vítima em sete a oito segundos.

“As armas não letais serão inseridas na corporação de acordo com a Lei n° 13.022 e 1360/14, que autoriza as ações das Guardas Municipais a exercerem função policial e também garante o uso de equipamentos de menor potencial ofensivo e uso racional da força para preservação da ordem publica quando necessário, como o dispositivo de choque incapacitante, gás lacrimogêneo e pastilha de gás, que incapacita o indivíduo temporariamente, sem causar lesões permanentes”- ressaltou Dr. Cícero Antônio da Silva, Diretor Municipal de Segurança Urbana.

Os equipamentos começarão a ser usados em campo a partir do segundo semestre de 2017.

Após a realização do curso, cada agente policial recebeu um certificado de aptidão qualificando-o para o uso do armamento.