Prefeitura de Cajamar implanta Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT)

Os profissionais envolvidos foram capacitados para oferecer à população um tratamento especializado
Publicada em 19/05/2017 às 09:44 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Prefeitura de Cajamar e o Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde , através do Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD), implantou o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), que consiste em proporcionar acompanhamento psicológico e de enfermagem, consulta médica e tratamento medicamentoso, com o objetivo de auxiliar os pacientes a pararem de fumar.

O trabalho teve início no dia nove com a apresentação do Programa pela equipe multidisciplinar da Prefeitura. Na semana seguinte todos participaram do encontro com a psicóloga Viviane. “A terapia trabalha o sentido e o papel do cigarro na vida de cada um e a dependência psicológica”, ressaltou.

De acordo com a Coordenadora do Projeto no Município, a farmacêutica Dra. Jaqueline, são fornecidos medicamentos antidepressivos (BUP), indicados para pacientes que fumam muito, utilizados por 15 dias. No 16º dia são introduzidos os adesivos tópicos e se a vontade de fumar ainda persistir utiliza-se a goma de mascar. Porém se o desejo pelo cigarro continuar introduz-se o “Kit Fissura” (abstinência), feito com cristais de gengibre, cravo, canela e uva passa.

O tratamento tem duração de dois meses a um ano, dividido em sessões, que começam uma vez por semana, passando a cada quinze dias e depois uma vez por mês, até cessar o hábito de fumar.

A cada três meses a Dra. Jaqueline envia um formulário de prestação de contas ao Ministério da Saúde, que fornece os medicamentos, com a quantidade utilizada pelos pacientes.

O Programa, no município, foi organizado pela Prefeitura de Cajamar e tem acompanhamento da Dra. Jaqueline de Moura Cardoso, Farmacêutica, Viviane Amorim, Psicóloga, Diana Infanti, Enfermeira, e o Dr. Tales Garcia dos Santos, Diretor de Saúde, responsável pelas consultas, solicitação e avaliação dos exames.