Prefeitura de Cajamar realiza Carreata para comemorar o dia Mundial sem Tabaco

Divulgar o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PNCT) está entre os objetivos
Publicada em 01/06/2017 às 17:38 | Departamento de Comunicação e Imprensa
No dia 31 de maio a Prefeitura de Cajamar, por meio da Diretoria de Saúde, realizou uma Carreata em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, criado em 31 de maio de 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para orientar e conscientizar sobre os riscos ocasionados pelo uso do tabaco.

Com carro de som, caminhonete da Zoonoses e a Renault Kangoo, do almoxarifado da Saúde, além de faixas distribuição de folders informativos e servidores identificados com o símbolo “proibido fumar” nas camisetas, a Carreata saiu às 9h da Rua Rita Maria de Jesus, 161, no Polvilho seguindo pela USF Belo Planalto, Diretoria de Saúde, UBS do Polvilho, USF Parque Maria Aparecida, USF Maria Luiza, UBS Parque São Roberto e UBS de Jordanésia terminando o percurso, às 13h na USF Cajamar Centro.

Na segunda semana de maio teve início o PNCT, com 16 pacientes em grupo terapêutico, que receberam acompanhamento médico, de enfermagem, apoio psicológico e tratamento medicamentoso com a farmacêutica, tendo por objetivo auxiliar a mudança de comportamento, por meio de palestras, terapia e adesivos.

“O Programa começou no dia nove e em três semanas de atendimento já obtivemos um bom resultado. Aproximadamente 80% dos pacientes diminuíram o consumo de cigarro ou pararam de fumar”, disse a Coordenadora do Programa, farmacêutica Dra. Jaqueline de Moura Cardoso.

Todo o trajeto foi acompanhado pelo Departamento de Trânsito e Segurança Pública do município.

A carreata contou com apoio de Assessora Técnica da Diretoria de Saúde Janaína guilguer e do vereador Fabiano Galvão. O Fundo Social de Solidariedade de Cajamar realizou a confecção da fantasia do “Cigarrinho” e das camisetas usadas pela equipe.

Para maiores informações sobre a próxima turma, que acontece às terças-feiras, no período da manhã, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.