Alunos do curso de Metrologia recebem certificados na Câmara Municipal

A capacitação oferecida nos cursos realizados pela Prefeitura permite o aproveitamento do munícipe na própria cidade
Publicada em 14/07/2017 às 17:02 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Em cerimônia solene, na Câmara Municipal, três turmas do curso de Metrologia receberam certificados de conclusão, na primeira quinta-feira do mês. A parceria com o Governo do Estado de São Paulo trouxe até a cidade a Carreta do Via Rápida Emprego, local onde as aulas aconteceram.

Durante quatro semanas, divididos em turmas manhã, tarde e noite, 45 alunos aprenderam a utilizar instrumentos de medição (escalas, paquímetros e micrômetros), utilizados nas indústrias de metais ou mecânicas.

O objetivo dos cursos realizados e os que ainda irão chegar à cidade é suprir a demanda de mão de obra especializada, para que as empresas estabelecidas em Cajamar utilizem o próprio morador do município em suas vagas de emprego.

Participaram da cerimônia além dos alunos e familiares, Evandro Augusto, representando os demais mestres (Bartolomeu Machado Rosão, Alex Bento Silva e o auxiliar José Franco da Silva Filho), os vereadores Neizão e Fábio Pontes, a Diretora Técnica II da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Dionéia Fonseca e o Diretor de Cidadania Altair Cordeiro, que selecionou os cursos, de maneira que se adequassem às necessidades do município. Alguns alunos já estão inseridos no mercado de trabalho junto a empresas da cidade.

Patrícia Vinhas, aluna do 4º ano de Engenharia Mecânica conseguiu seu primeiro emprego após fazer o 1º Curso: AutoCAD. “Eu estava no primeiro ano da faculdade. Depois fiz outros: Sabesp, Solidworks e Metrologia básica. Consegui meu primeiro emprego, como desenhista cadista, logo após concluir o AutoCAD e assim fui inserida no mercado de trabalho. Na Metrologia básica aprendi a manipular as ferramentas que o engenheiro usa: softwares de desenho e os instrumentos de medição. Outro aspecto positivo é a qualificação profissional, que os cursos abrangem, ensinando o aluno como se comportar numa entrevista, como montar um currículo e como se vestir de maneira adequada. É a qualificação profissional”.

“Os contratantes de Cajamar alegavam que a cidade não tinha pessoas com as qualificações que o mercado de trabalho exigia, por isso buscavam fora do município. Foi para corrigir essa situação que a atual gestão fez as parcerias que estão profissionalizando a nossa população”, concluiu Altair Cordeiro, representando a Prefeita Paula Ribas.

As aulas foram ministradas por professores do Centro Paula Souza, sob a Coordenação de Wagner Moreira da Silva.