Biblioteca de Cajamar conquista Equipamentos de Tecnologia Assistiva

O projeto de Cajamar foi um dos vencedores do Concurso “Bibliotecas Acessíveis” da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Publicada em 18/08/2017 às 17:21 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Foi realizada na última terça-feira (15) no Palácio dos Bandeirantes, a Cerimônia de Assinatura do Termo de Doação dos Equipamentos de Tecnologia Assistiva do Concurso “Acessibilidade em Bibliotecas”. Participaram da cerimônia o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; a Prefeita de Cajamar, Paula Ribas e Vice-Prefeita, Dalete Oliveira; o Diretor Municipal de Cultura e Turismo, Guina Francisco, a Coordenadora da Biblioteca Municipal e responsável pelo projeto, Maria de Jesus; dentre outros.

A biblioteca de Cajamar ganhou os equipamentos após sua participação no Concurso “Bibliotecas Acessíveis”, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Na ocasião a Biblioteca apresentou o projeto “Enxergar com as palavras”, que tem como objetivo proporcionar a inclusão do público da terceira idade e demais frequentadores da biblioteca, principalmente aquele que tem pouca ou nenhuma visão.

“A intenção do projeto é trazer a comunidade com deficiência visual e motora, estreitando o relacionamento com as bibliotecas e os espaços de leitura, literatura e cultura, buscando alcançar novos públicos e tornando o espaço cada vez mais inovador e democrático, garantindo o acesso para cegos e pessoas com baixa visão”, informou a Prefeita Paula Ribas.

“Agora temos um espaço específico para atendimento de idosos com baixa visão com equipamentos necessários para atender os deficientes fazendo com que envolvam sua capacidade de memória e habilidades culturais, possibilitando a informação sobre fatos do cotidiano através da sensibilização do uso da audição” – informou o Diretor de Cultura e Turismo, Guina Francisco.

“Enxergar com as palavras era um projeto no qual tinha em mente e que agora virou realidade. Com os equipamentos audiovisuais adequados podemos construir um núcleo de contadores de histórias da terceira idade, possibilitando a interação com outros eventos culturais”, informou a Coordenadora da Biblioteca Municipal e responsável pelo projeto “Enxergar com as palavras”.

Ao todo a biblioteca foi contemplada com o Kit Tipo 1 que contém computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA.