Semana do Idoso tem início em Cajamar com diversas atividades e homenagens

Confira a programação semanal
Publicada em 14/09/2017 às 16:49 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Foi realizada na última terça-feira (12), na Câmara Municipal, a abertura das atividades em comemoração a Semana do Idoso. O encontro reuniu os membros do Núcleo do Idoso de Cajamar, além de autoridades como a Prefeita de Cajamar, Paula Ribas; vereadores Fabiano Galvão e Marcelo do Gás; diretores da Prefeitura e a presença do artista plástico, figurinista e ator Odilon Nogueira, que foi homenageado pelos inúmeros trabalhos realizados na cidade com centenas de obras reconhecidas e catalogadas pela Pinacoteca do Estado.

A solenidade contou com apresentações do grupo “Cantantes do NIC”, da professora Dani Sucesso, e do grupo de dança do NIC, do professor Marcio Galhado que realizaram diversas coreografias em homenagem a Luiz Gonzaga e a semana do idoso. Também foi realizada a exposição de dois quadros do artista plástico Odilon Nogueira da década de 70, na Vila das Américas da época e da Rua Rio Grande do Sul, hoje atual Prefeito Antônio Garrido.

“O objetivo das atividades é proporcionar a socialização, descontração, além de promover a autoestima e bem-estar das pessoas na terceira idade” – informou Matilde Rossini, presidente do Fundo Social.

A Prefeita Paula Ribas agradeceu o empenho dos idosos e parabenizou o homenageado pelo talento e pela grande história de superação “O Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, é mais que uma data simbólica, é o momento de refletirmos sobre todo que já passamos na vida, nossas histórias de superação, dedicação e lição de vida que sem nenhuma dúvida formou o nosso caráter e hoje é motivo de reconhecimento. É importante dizer que a vida não acaba quando a gente morre, mas sim quando deixamos de viver. Parabéns a todos!”.

Sobre Odilon Nogueira

Natural de São Pedro da União MG e nascido em 27 de setembro de 1923, Odilon Nogueira veio residir em Cajamar no ano de 1957, com a famosa atriz Cleide Yaconis e o amigo Armando Paschoal.

Odilon Nogueira descobriu sua vocação artística aos cinco anos de idade, assistindo uma performance de um trapezista na cidade de Nova Resende no Estado de Minas Gerais. Aos 13 anos aprendeu o ofício de alfaiate.

Em 1948, fez parte da primeira turma da Escola de Arte Dramática de São Paulo, da Professora Cacilda Becker.

O tempo foi passando e com suas obras de arte foi participando de exposições. Em 1979 criou a arte alusiva em homenagem ao vigésimo aniversário de Cajamar.
No teatro recebeu diversos prêmios:

Em 1958 do Governador do Estado, recebeu prêmio “Saci de Teatro” – Jornal o Estado de São Paulo.

1980 – Medalha de prata ACIC – Cajamar

1981 – Prêmio aquisição no II Salão de Artes Plásticas e Visuais de São Paulo, entre outros com centenas de obras catalogadas na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Programação Semana do Idoso

Dia 14 -8h manhã, abertura ECOBACA (Encontro Cooperativo de Basquete de Cajamar). Jogos até as 14h no Ginásio de Esportes de Jordanésia. Participantes equipes de Embu Guaçu, Barueri, Francisco Morato e Cajamar.

Dia 15 -8h da manhã, “aulão” dança e atividades esportivas, Praça Paróquia São Paulo Apóstolo, Jordanésia. Às 19h – Baile da Primavera , Núcleo do Idoso do Polvilho.

Dia 16-19h, Peça Flor de Manacá com participação especial dos Cantares do Núcleo do Idoso de Cajamar.

Sobre Fundo Social de Solidariedade de Cajamar

O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo em conjunto com os municípios. Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

A atual administração atua principalmente na realização de programas e ações que visam o resgate da autoestima e da dignidade humana por meio da qualificação profissional. Para tanto, são articuladas ações e parcerias com a iniciativa privada, órgãos do governo e com a sociedade civil que contribuem para a redução das desigualdades sociais.

Informações: 4447 5827.