Prefeitura inicia programa Papa-Pilhas

A iniciativa tem como objetivo recolher pilhas usadas e evitar danos ao meio ambiente
Publicada em 22/09/2017 às 17:06 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Prefeitura de Cajamar promoveu o programa de coleta Pilhas usada junto aos alunos da rede municipal de ensino. As pilhas são classificadas como um tipo de resíduo que apresenta riscos ao meio ambiente e não devem ser descartadas no lixo comum, pois demoram cerca de 450 anos para se decompor além de liberarem substâncias perigosas que produzem reações químicas causadoras de contaminação do sono, de plantas, animais e seres humanos. As pilhas possuem metais pesados em suas composições, como chumbo, mercúrio, cadmio, cobre zinco, cromo e manganês. Já foram recolhidos pelo programa mais de 150 quilos de pilhas.

O Governo Federal criou a politica Nacional de Resíduos Sólidos e implementou o sistema de Logística Reversa na qual se incluem as pilhas. Os fabricantes se organizaram e criaram um programa chamado de Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE que recebe as pilhas usadas e descartam em locais apropriados para não danificar o meio ambiente.