Prefeitura realiza programa de castração de cães e gatos e implantação de microchip

O microchip contém informações sobre o animal e dados do seu dono
Publicada em 02/10/2017 às 17:25 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Prefeitura de Cajamar realizou na última terça- feira, 26/09/2017 o programa de Castração de cães e gatos, esta iniciativa objetiva diminuir o número de animais abandonados nas ruas do município. Neste evento foram castradas 62 cadelas e 31 gatas, sendo a maioria animais de rua.

O programa veio agregado com novidades:

MICROCHIP: após a castração é implantado no animal um microchip onde contém dados do animal como o numero de identificação, idade, sexo, raça, e dados do proprietário como endereço e telefone. Assim fica mais fácil localizar o dono caso o animal fuja.

ANESTESIA INALATÓRIA: anteriormente era feito o uso da anestesia injetável, a partir desta edição serão usadas anestesias inalatórias, pois propicia um pós-operatório mais seguro aos cães e gatos, e retornam do processo anestésico mais rápido.

MEDICAÇÃO: após a cirurgia o proprietário do animal é orientado de como devem ser os cuidados no pós-operatório recebendo o kit com os medicamentos necessários.

“Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas. Portanto, a decisão de castrar o seu Pet prevenindo com isso o aparecimento de várias doenças no animal, além de praticar posse responsável, deve ser assunto de interesse de todos os proprietários de cães e gatos”, disse o Diretor de Meio Ambiente, Carlos Guio.