Prefeitura realiza castração gratuita de cães e gatos

Os procedimentos cirúrgicos ajudam a controlar a reprodução de animais
Publicada em 30/11/2017 às 14:57 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Prefeitura de Cajamar, por meio da Diretoria do Meio Ambiente, realizou a castração de animais, na terça-feira (28). O procedimento é gratuito e tem o objetivo de evitar a reprodução descontrolada de animais, além reduzir o risco de câncer de mama.

Os proprietários levaram cães e gatos para o atendimento numa sala adaptada no Boiódromo. As cirurgias foram realizadas por equipe especializada de médicos veterinários.

Na ocasião, também foram implantados microchips, com os dados dos proprietários, para evitar o abandono dos animais e auxiliar em caso de perda ou fuga.

A castração foi realizada com anestesia inalatória, técnica que assegura uma recuperação mais rápida, sem alucinações e com menor risco para animais com problemas cardíacos.

“O serviço oferecido de forma gratuita pela Prefeitura é imprescindível. Com a castração evita-se a reprodução descontrolada de animais e dessa forma, evitamos que eles sejam abandonados, sofrendo maus tratos”, comentou o diretor de Meio Ambiente, Carlos Guio.

Durante o ano, nos cinco mutirões realizados no município, mais de 480 animais, entre cães e gatos, foram castrados pela Prefeitura de Cajamar.