Prefeitura comemora Dia Mundial de Luta Contra AIDS

Diagnóstico precoce favorece o tratamento e a qualidade de vida
Publicada em 01/12/2017 às 09:00 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS, a Prefeitura de Cajamar, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove nesta sexta-feira (1), na Praça do Ginásio de Esportes do Polvilho, distribuição de preservativos, folhetos informativos e orientações diversas.

Nesta data é comum ver pessoas utilizando um laço vermelho, símbolo de solidariedade e comprometimento da luta.

Causada pelo vírus HIV, a AIDS ataca as células de defesa do organismo deixando a pessoa mais vulnerável a contrair outras doenças oportunistas. Embora ainda não exista a cura é possível ter qualidade de vida com o tratamento, que deve ser iniciado logo após o diagnóstico.

As maneiras de transmissão são: relações sexuais desprotegidas, com parceiros que tenham o vírus, compartilhamento de seringas contaminadas, de mãe para filho durante a gravidez, em alguns casos no parto e na amamentação.

A forma mais eficiente de prevenção da AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) é o uso de preservativos em todas as relações sexuais.

O CTA oferece teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Mais informações na rua Creusa Ferreira L. S. Araújo, 245 – Polvilho ou pelo telefone 4498-0001.