Grupo Vida Saudável encerra a terceira turma

A mudança de hábitos trouxe resultados positivos aos participantes, como a perda de peso
Publicada em 03/01/2018 às 11:31 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Três turmas participaram do Grupo Vida Saudável coordenado pela Divisão de Nutrição e Saúde Mental do município, desde o início do programa no segundo semestre de 2016. Durante o percurso além das palestras, caminhadas e atividades programadas, muita troca de experiências e principalmente mudança no comportamento do grupo.

Os números, no total de 18 quilos eliminados e 37,5 cm de circunferência abdominal, entusiasmaram e motivaram os participantes a manter a trajetória até aqui. Mariângela Raposo de Jesus, que atingiu 6,3 Kg a menos na balança e 9 cm na cintura ampliou o ritmo de exercícios, mudando hábitos alimentares e praticando atividade física regular. “Além de caminhar com o Grupo uma vez por semana, acrescentei mais quatro dias e comecei a fazer dança”, compartilhou.

A nutricionista Fabiana Belchior e a psicóloga Cristina Cavalcante trouxeram para o encerramento da turma, a fisioterapeuta Viviane Nunes, que apresentou quatro pilares para a vida saudável.

Alimentação natural (legumes, verduras, carnes e frango) preparados com temperos igualmente naturais colhidos na horta de casa, que podem ser cultivados em pequenos recipientes, foi o primeiro ponto apresentado. Em seguida o fator abordado foi a quantidade e a qualidade do sono.

O terceiro pilar, o estresse, gerou algumas discussões. Cristina disse que às vezes aumentamos o problema ou a situação. “Trabalhar com a realidade ajuda a manter o equilíbrio”, concluiu.

E por último, atividades físicas, que proporcionam sensação de bem estar e devem ser introduzidas na rotina das pessoas que pretendem melhorar a qualidade de vida.

A revelação que causou espanto no grupo foi a informação de que a ingestão de açúcar em excesso é comparada ao prazer que o uso de cocaína confere ao organismo e que de igual forma é muito prejudicial à saúde. Por isso Viviane ressaltou: “quem quer saúde tem que mudar os pensamentos”.

A dica da fisioterapeuta para uma vida saudável pode ser resumida de maneira simples: “desembale menos e descasque mais”, numa referência aos pratos industrializados prontos.

A próxima turma está prevista para iniciar no dia 7 de fevereiro às 7h, na UBS do Polvilho. Inscrições pelo telefone 4408-6627 ou pessoalmente na Sala 21 da unidade, ambos até às 14h.


Mais notícias sobre Secretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2018/01/03/grupo-vida-saudavel-encerra-a-terceira-turma/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo