Educação discute implementação da Base Comum Curricular

Professores do Ensino Fundamental participaram da palestra com a professora Maria Tereza Perez Soares, do CEDAC
Publicada em 08/02/2018 às 11:15 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Palestra aconteceu no auditório da Câmara Municipal
A Diretoria de Educação realizou, no dia 1º de fevereiro, palestra para todos os professores do Ensino Fundamental I e II, com a professora Maria Tereza Perez Soares (diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC), com o objetivo de alavancar os estudos para a implementação da Base Nacional Comum Curricular no município.

O documento será referência comum obrigatória na organização dos currículos escolares, visando promover maior equidade e qualidade do ensino. Na ocasião, a diretora de Educação Karla Regina, deu as boas-vindas aos professores e gestores e enfatizou a relevância do encontro, bem como, a importância de cada um dos presentes para o sucesso e avanço das aprendizagens dos alunos.

Durante a palestra, Maria Tereza apresentou o “Guia de Implementação da BNCC”, desenvolvido pela Undime, em parceria com o Consed e abordou com os professores os entraves, desafios e dúvidas para a implementação da Base no Município. “Ter uma Base Nacional é uma questão de assegurar o direito à aprendizagem e alguns passos de sua implementação podem ser assegurados desde já” afirmou.

A palestra contribuiu para fortalecer os estudos já iniciados em 2017. O próximo passo é elaborar o plano de trabalho, bem como o cronograma de atividades de 2018, para a reestruturação curricular no município, conforme a BNCC.

A base Nacional
Prevista na Lei de Diretrizes e Bases (1996) e no Plano Nacional de Educação (2014), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira.

Desde 2015, foram produzidas três versões do documento, que contaram com a participação de diversos especialistas, um processo de mobilização nacional liderado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e mais de 12 milhões de contribuições da sociedade civil, especialmente de educadores, em consultas públicas.

Para mais informações sobre a Base Nacional acesse http://movimentopelabase.org.br/. Já o “Guia de Implementação da BNCC” está disponível para visualização e download através do site http://implementacaobncc.com.br/.
Mais notícias sobre Secretaria de Educação
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2018/02/08/educacao-discute-implementacao-da-base-comum-curricular/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo