Grupo de Cajamar “Os três Reis do Oriente” volta a se apresentar
Encontro Nacional de Companhias de Santo Reis aconteceu no interior de São Paulo e reuniu mais de 80 grupos do país
Participaram do encontro, mais de 80 Folias de Reis de todo o país, a organização festejou a volta do grupo de Cajamar ao circuito estadual da festa, e parabenizou a administração pública pelo apoio destinado ao grupo neste ano, salientou a grande dificuldade que, tantos outros grupos encontram, para obter o mesmo suporte em suas cidades.
O Grupo de Folia de Reis “Os três Reis do Oriente, harmoniza versos religiosos, há 27 anos, recebe convites para participar de festivais do Estado de São Paulo e outros estados o ano inteiro, assim como é convidado para participar do encerramento do tradicional presépio da cidade de Santana de Parnaíba. Representante de Cajamar há anos no famoso circuito de encontro de companhias de Santos Reis e em festivais folclóricos como o Revelando São Paulo.
Em 2009 o grupo foi reconhecido e certificado como patrimônio imaterial do município de Cajamar, pela Comissão Paulista de Folclore, através do Núcleo Japi de Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial, já no ano de 2011, recebeu moção de aplauso (nº012/2011) da Câmara Municipal de Cajamar .
Saiba mais sobre a Folia de Reis:
Folia de Reis, Reisado, ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva e classificada, como folclore, no intuito de relembrar a atitude dos Três Reis Magos, que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do menino Jesus, para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes.
Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Baltasar e Belchior viram a estrela de belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. As companhias reúnem-se e vão para onde são convidadas, alegram casas, ruas e festas, quando revivem de forma musical e poética a caminhada dos três reis magos, até o nascimento do menino Jesus.
Mais notícias sobre Cultura
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2018/05/10/grupo-de-cajamar-os-tres-reis-do-oriente-volta-a-se-apresentar/