Comdema e moradores discutem sobre o Plano Diretor

Diretoria de Planejamento apresentou a proposta do novo instrumento de gestão pública aos membros do Conselho de Defesa do Meio Ambiente
Publicada em 08/06/2018 às 14:50 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A engenheira civil, Fernanda Oliveira, durante início da apresentação da proposta do Plano Diretor, na Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, na ultima quarta-feira (6)
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cajamar (Comdema) realizou na quarta-feira (6) a reunião mensal, que contou com a participação de membros do conselho e ampla participação de moradores de diferentes bairros da cidade.

Na ocasião, a Prefeitura de Cajamar através da equipe técnica da Diretoria de Planejamento apresentou de maneira dinâmica a proposta de implementação do novo Plano Diretor, instrumento de gestão contínua que estabelece a direção das ações do governo municipal, com o objetivo de ordenar a expansão e o desenvolvimento urbano, garantindo o bem-estar e os direitos dos habitantes.

O técnico Antônio Carlos de Souza apresentou de maneira detalhada, cada uma das alterações propostas para o macrozoneamento do município e também o motivo destas mudanças, explanando, em especial, as classificações: ZAM- Zona Ambiental, que foi ampliada em alguns trechos, ZMN- Zona de Mata Natural, que não foi suprimida e sim mantida intacta, ZAE- Zona Especial Ambiental, para áreas de tombamento e de mananciais, com características de total preservação ambiental.

O diretor de Habitação, Carlos Guio, também explicou o porquê de algumas áreas do município terem se tornado nesta proposta, ZEIS – Zonas Especiais de Interesse Social, e os benefícios que nova classificação proporciona nos processos de regularização fundiária das áreas.

Durante a reunião, os participantes demonstraram interesse pelo tema, fizeram questionamento e tiraram duvidas do que o novo macrozoneamento propõe, também foram informados que as novas diretrizes ainda serão finalizadas, após, encaminhada para legitimação do gabinete da prefeita, através das audiências públicas, expostas a população e então encaminhada à câmara dos vereadores para aprovação do legislativo.