Nutrição realiza palestra sobre Alimentação Cardioprotetora Brasileira

Proposta elaborada pelo Hospital do Coração e o Ministério da Saúde objetiva prevenir doenças cardiovasculares
Publicada em 15/06/2018 às 13:50 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Pensando na incidência e crescimento das doenças cardiovasculares (aquelas que afetam o nosso coração), Hospital do Coração e Ministério da Saúde se uniram para desenvolver nova proposta alimentar
A Diretoria de Saúde por meio da Divisão de Nutrição realizou na última sexta-feira (8), uma palestra referente a “Alimentação Cardioprotetora”, um conjunto inédito de ações educativas elaboradas pelo Hospital do Coração em parceria com o Ministério da Saúde. Uma dinâmica com cartaz ilustrativo e um cartão informativo, entregue aos pacientes atendidos na UBS do Polvilho, teve como objetivo, explicar a nova proposta, promover saúde e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Através de recurso lúdico, os alimentos são associados às cores da bandeira do Brasil, ajudando a população a entender quais são os alimentos e quantidade que deve ser consumida, respeitando o acesso desses alimentos nas diferentes regiões do Brasil.

Nesta nova proposta os alimentos são divididos em grupos, são eles: verde, amarelo e azul, que classificam os alimentos e mostram como consumi-los da maneira correta.

O grupo verde sugere alimentos que devem ser consumidos diariamente, como verduras, legumes, frutas, leguminosas (feijão, soja, ervilha e lentilha) leite e iogurte natural desnatado.

No grupo amarelo aparecem aqueles alimentos que devemos consumir de forma moderada, como pães (francês, caseiro e integral), arroz branco e integral, tubérculos (batata, mandioquinha e mandioca), farinhas, castanhas, doces caseiros simples de frutas, como goiabada, cocada e óleo vegetais (soja, canola, milho e azeite de oliva).

E no grupo azul os alimentos que precisam ser consumidos em menor quantidade e frequência, como carne bovina, suína, frango e peixe, queijos, manteiga, ovos e doces caseiros como pudim e bolo.

A alimentação cardioprotetora conta também com o grupo vermelho, que são os alimentos ultraprocessados, como os biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e outros, ricos em gordura, sal, corantes, conservantes e açúcar e devem ser evitados.

Mais notícias sobre Secretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2018/06/15/nutricao-realiza-palestra-sobre-alimentacao-cardioprotetora-brasileira/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo