II Conferência Municipal de Educação reúne mais de 500 participantes

Diálogos participativos e democráticos propõem mudanças em diversas áreas da Educação
Publicada em 26/10/2018 às 16:27 | Departamento de Comunicação e Imprensa
O objetivo da Conferência é reunir profissionais para avaliar a situação educacional e de maneira coletiva planejar o trabalho da gestão educacional no município
A II Conferência Municipal de Educação de Cajamar, organizada pela Comissão Coordenadora do Plano Municipal de Educação (PME), aconteceu no dia 23, na Câmara Municipal e, no dia 24, nas EMEBs Antônio Carlos de Carvalho e Antônio Pinto em Jordanésia, envolvendo mais de 500 profissionais da rede municipal de educação em encontros participativos, que discutiram sugestões para novas ações, além de palestras sobre educação de qualidade.

Para viabilizar a discussão ampla, porém específica em cada tema, no segundo dia do evento, os profissionais foram divididos em turmas, que juntos, verificaram e fizeram propostas de alterações em todas as metas do PME.

As 15 metas com vigência até o ano de 2025, são: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Alfabetização, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Educação em Tempo Integral, Ensino Médio, Formação dos Profissionais da Educação, Plano de Cargo e Carreira dos Profissionais da Educação, Valorização dos Profissionais do Magistério, Gestão Democrática, Merenda Escolar, Transporte Escolar, Financiamento e PME Kids.

Professora em Cajamar há 18 anos, Suzana Souto, que esteve no grupo da “Educação Inclusiva”, trabalha na EMEB Thays de Almeida Alves, falou da importância da conferência. “Toda essa capacitação é imprescindível, independente de qual seja a síndrome e dificuldade, motora ou intelectual da criança, elas precisam ser inseridas com amor na sociedade. Nós, enquanto profissionais, temos que estar preparados para cuidar desses alunos e garantir os direitos deles”, afirmou.