Nota Oficial sobre o temporal que atingiu a cidade no dia 1º de Janeiro

Forte chuva despejou mais de 100 milímetros de água em apenas algumas horas
Publicada em 02/01/2019 às 14:06 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Prefeitura de Cajamar informa que durante as fortes chuvas, que atingiram toda a Grande São Paulo e cidades do interior do Estado, no final da tarde de 1º de janeiro, Cajamar também sofreu com alagamentos em alguns pontos do município, em áreas nas divisas com São Paulo e Santana de Parnaíba.

A área mais afetada foi a Rua Charqueada, no Bairro Paraíso, na Divisa com Santana de Parnaíba. Pelo menos 20 famílias de uma comunidade do local, próximo ao Córrego das Traíras, tiveram as suas casas inundadas, porém, foram socorridas pelas equipes da Defesa Civil de Cajamar, Guarda Civil Municipal de Cajamar, Assistência Social, Saúde e demais órgãos municipais que estão de prontidão.

A Defesa Civil de Cajamar disponibilizou o Ginásio do parque Paraíso para abrigar os afetados pelas enchentes. Durante a última noite, cerca de (20) famílias dormiram no local onde receberam toda assistência das equipes da Prefeitura de Cajamar.

A Prefeitura de Cajamar também já está mobilizada na limpeza e manutenção das áreas atingidas pelas chuvas desta terça-feira. Além da limpeza com máquinas e equipamentos, foi enviado um ofício para Casa Militar e Defesa Civil do Estado, solicitando kits de emergências para as famílias atingidas.

A Diretoria de Serviços Públicos realiza um mutirão de limpeza e desobstrução de córregos e rios e já atendeu as regiões do Trevo da Margarida (Divisa entre Cajamar e São Paulo), Hospital Regional, Rua Charqueada, Rua Chavantes, e Rua Corumbataí. Durante a tarde outros bairros serão atendidos com os serviços de limpeza.

Esclarecemos ainda, que entre o final de novembro e durante todo o mês de dezembro, a Prefeitura de Cajamar intensificou os serviços de limpeza e manutenção dos córregos e rios da cidade, visando à prevenção de enchentes e também promoveu uma intensa operação de limpeza de ruas, bocas-de-lobo, praças e áreas públicas em diversos bairros, inclusive com recolhimento de entulhos.

A Prefeitura de Cajamar, integrada ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) e em conjunto com a Defesa Civil da Casa Militar do Estado, criou no início de dezembro de 2018 e segue até 31 de março de 2019 a “Operação Verão”,Decreto 5950, que visa ações preventivas e emergenciais durante todo este período de chuvas, com o objetivo de amenizar e prevenir acidentes, proteger os moradores e atender as possíveis vítimas com a maior rapidez e agilidade.

Contamos com a grande mobilização e ajuda de todos neste momento difícil que enfrentamos. Em caso de emergência, ligue 199, telefone da Defesa Civil.