Projeto Papa-Pilhas recolhe mais de 140 quilos de pilhas usadas

As pilhas tiveram origem de escolas municipais da cidade
Publicada em 31/01/2019 às 09:27 | Departamento de Comunicação e Imprensa
O programa de coleta de pilhas usadas segue em andamento na cidade. Em 2018, o programa recolheu 140,2 quilos de pilhas, através das escolas municipais de todo o município.

Neste ano, o projeto deve ser intensificado na rede de ensino, proporcionando aos estudantes aprenderem sobre a importância da destinação final ambientalmente correta das pilhas, evitando riscos ao meio ambiente.

Cada pilha demora cerca de 450 anos para se decompor, liberando substâncias perigosas que produzem reações químicas causadoras de contaminação do solo, de plantas, animais e seres humanos, com o vazamento de chumbo, mercúrio, cadmio, cobre zinco, cromo e manganês.

Após o recolhimento, o material é enviado para uma empresa especializada no descarte do material, GM&CLOG Soluções em Logística Reversa e Reciclagem, através do programa chamado de Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – ABINEE, que recebe as pilhas usadas e descartam em locais apropriados para não danificar o meio ambiente.

“Estamos trabalhando para cumprir o Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos e a nossa meta é expandir o projeto a fim de disponibilizar, até o fim do ano, mais 10 pontos de coleta, espalhados por diversas localidades do município, para atender toda população” – informou Zel, Secretaria Municipal do Meio Ambiente.