Zoonoses de Cajamar mantém ações contra a dengue

Equipes estão atuando em diversos bairros da cidade em investigação epidemiológica
Publicada em 07/05/2019 às 15:44 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Vigilância de Zoonoses segue com as ações de combate aos mosquitos transmissores das arboviroses Dengue, Zika e Chikungunya, Aedes Aegytpi. As equipes estão atuando em diversos bairros da cidade em investigação epidemiológica. O trabalho de vigilância contra as arboviroses é realizado também em parceria com as agentes comunitárias de saúde, em todos os bairros, com o objetivo de identificar possíveis casos que não tenham buscado atendimento médico.

De acordo com o enfermeiro Marcos Bigardi, Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, o planejamento de ação é bastante dinâmico, já que acompanha os registros dos casos suspeitos.

Com a aproximação dos dias mais frios, a tendência é que a transmissão seja reduzida. “No entanto, as pessoas não devem deixar de cuidar dos quintais. Sabemos que os ovos dos mosquitos Aedes Aegypti são resistentes mesmo em recipientes sem água. Dessa forma, a qualquer tempo em que o local com os ovos depositados receber água e o clima colaborar para a evolução do mosquito”, alerta Bigardi.

Os sintomas para os casos suspeitos de dengue são: febre alta repentina, dores nas articulações, dor no fundo dos olhos e, em alguns casos, vermelhidão no corpo. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão aptos a orientar em caso de suspeita sobre o tratamento, que deve ser repouso, hidratação e medicação para o controle dos sintomas.
Mais notícias sobre Secretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2019/05/07/zoonoses-de-cajamar-mantem-acoes-contra-a-dengue/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo