Vice-prefeito Moacyr participa de encontro sobre políticas públicas

Encontro reuniu autoridades políticas representantes dos 11 municípios da Diocese de Jundiaí
Publicada em 21/05/2019 às 08:53 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Nesta segunda-feira (20), o vice-prefeito de Cajamar Moacyr Pedro da Silva representou o prefeito Danilo Joan no encontro do Bispo Dom Vicente Costa, na Cúria Diocesana, em Jundiaí. A partir do tema da Campanha da Fraternidade de 2019, foi debatido sobre políticas públicas e controle social.

O encontro reuniu autoridades políticas representantes dos 11 municípios da Diocese de Jundiaí, agentes de Pastorais, e membros de Organismos, Entidades Sociais e dos Conselhos Municipais, especialmente da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, de Assistência Social, da Pessoa com Deficiência.

A escolha do tema desse encontro, que é promovido semestralmente pelo Conselho Diocesano de Leigos em conjunto com a Pastoral Diocesana Fé e Política, atendeu a uma solicitação dos participantes do último encontro, realizado em setembro de 2018, que definiram o tema em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2019 “Fraternidade e Políticas Públicas”.

A convidada para falar aos cerca de 200 participantes foi Sônia Maria Bonfanti Gonçalves que, entre outros títulos, é especialista em “Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes”.

Sonia iniciou sua apresentação dizendo que “A Constituição de 1988 e a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990 e a da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) em 1993 consagraram uma nova abordagem para políticas de proteção integral para infância e juventude”, enfatizando ainda que “a partir deste marco legal, a criança e o adolescente passaram a ser considerados sujeitos de direitos, cabendo às gerações adultas o dever de construir um sistema de garantia de direitos. E que, para alcançar estes objetivos, as políticas públicas precisam ser organizadas segundo os princípios da descentralização, da articulação de ações governamentais e não-governamentais, e da participação da população, por meio de diversos conselhos.”

Ainda, de acordo com a palestrante, essa legislação objetiva assegurar às crianças e aos adolescentes o acesso a políticas sociais básicas, como saúde e educação; à política de assistência social.

“Fico feliz em representar Cajamar nesse tipo encontro que reúne autoridades para discutir assuntos tão importantes. O principal objetivo é não abandonar os valores cristãos e contribuir, acima de tudo, para o bem da sociedade”, disse Moacyr.

O encontro foi momento especial de aprendizado, partilha e reflexão.

Para a próxima reunião entre o Bispo e as autoridades, que está prevista para acontecer em 18 de novembro, os presentes apresentaram sugestões de tema que serão avaliados pela organização do encontro e, posteriormente divulgados.
Mais notícias sobre Social
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2019/05/21/vice-prefeito-moacyr-participa-de-encontro-sobre-politicas-publicas/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo Whatsapp