Saúde alerta para doenças respiratórias causadas pelo tempo seco

A Secretaria Municipal da Saúde indica algumas orientações para os cuidados neste período
Publicada em 03/06/2019 às 09:51 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Durante o período de tempo seco, onde a umidade relativa do ar está baixa, a Secretaria Municipal de Saúde faz uma alerta para a população, reforçando as orientações em relação as doenças respiratórias, mais comuns nesta época do ano, como gripe, rinite, sinusite, bronquite, pneumonia, asma, laringite e faringite, além de sangramentos nasais.

Com início do inverno, a tendência para o tempo seco resseca as vias aéreas, prejudicando a proteção natural do nariz, feita por uma secreção líquida que reveste a região. Dessa forma, facilita a entrada de vírus e bactérias, deixando o corpo mais vulnerável.

A baixa umidade também dificulta a dispersão de poluentes, como poeira, poluição que saem dos automóveis, ácaros e fungos, que ficam no ar e podem ser inalados, favorecendo problemas respiratórios e infecções.

De acordo com Secretária Municipal de Saúde, Patrícia Haddad, médica especialista em pediatria, a hidratação é a principal recomendação, tanto para a prevenção, como para o tratamento. “O recomendado é ingerir muita água e líquidos saudáveis, como água de coco, suco de frutas e chás. Lavar as narinas com soro fisiológico também é importante”.

Outros cuidados também podem colaborar, como lavar o rosto várias vezes ao dia, umidificar o ambiente, evitar exposição solar prolongada e exercícios físicos intensos. “O recomendado é que haja umidificador no local, pois a exposição ao ar-condicionado pode causar doenças respiratórias”, finaliza a pediatra
Mais notícias sobre Secretaria de Saúde
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2019/06/03/saude-alerta-para-doencas-respiratorias-causadas-pelo-tempo-seco/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo