Guarda Municipal reforça segurança de alunos com rondas escolares

Ronda Escolar consiste em um conjunto de ações de prevenção de incidentes - como a identificação de locais vulneráveis e dos problemas individuais das escolas - e de conscientização dos alunos
Publicada em 07/06/2019 às 10:30 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Todos os dias, equipes da Guarda Municipal de Cajamar realizam a Ronda Escolar. Mais do que simples visitas às escolas, a Ronda Escolar consiste em um conjunto de ações de prevenção de incidentes – como a identificação de locais vulneráveis e dos problemas individuais das escolas – e de conscientização dos alunos.

Segundo Edmilson José Padovani, secretário de Segurança Urbana, os guardas municipais tem um papel muito importante na resolução de problemas de maneira integrada – unindo pais, educadores e guardas – e, principalmente, a missão de fomentar nas crianças a confiança nos órgãos de segurança. “Com o guarda municipal visitando as escolas, conversando com as crianças e sendo amigo delas, as crianças crescem com bons exemplos de servidores que estão ali para ajudá-las”, explica Edmilson.

O secretário conta, ainda, que quer incluir mais guardas na equipe de Ronda Escolar, para que eles possam permanecer por mais tempo em cada escola. “Não adianta só passar. O guarda tem que conversar com as crianças, ouvir a direção, ajudar a solucionar problemas. É um trabalho intenso e muito importante, que vamos ver o resultado a médio e longo prazo”, explica.

Para Régis Luiz Lima de Souza, secretário de Educação, trabalho da Guarda Municipal é de suma importância. “Iremos sempre apoiar qualquer projeto que vise à segurança e a conscientização das crianças e da comunidade”, disse Régis.