Saúde promove palestra sobre ISTs em escolas da cidade

Publicada em 12/06/2019 às 16:07 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu nesta quarta-feira (12), na Escola Estadual Élcio José Pereira Cotrim, em Jordanésia, um ciclo de palestras destinados a alunos a partir dos 13 anos, matriculados em escolas públicas de Cajamar. A ação visa, sobretudo, orientar os estudantes sobre as doenças sexualmente transmissíveis e formas de prevenção.

O ciclo de palestra é coordenado pelos profissionais da Rede Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA.

A palestra foi ministrada pela Enfermeira do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Janaína Galvão, com a participação da psicóloga do (CTA), Adriana de Cássia e alunos de pós-graduação em Enfermagem da faculdade Faccamp.

As palestras ocorreram separadamente entre turmas de meninos e meninas. Cada palestra tem duração estimada de 50 minutos. Cartilhas sobre prevenção e testes rápidos também foram entregues aos alunos.

“O material didático-pedagógico, aqui disponibilizado, orienta os alunos na discussão e reflexão sobre o trabalho com a educação e sexualidade, em especial a gravidez na adolescência” – informou a Coordenadora Pedagógica da Escola, Neuci da Silva.

Rede Municipal de Saúde

Em Cajamar, os moradores têm à sua disposição o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que desenvolve o programa de DST/aids da Prefeitura de Cajamar. O CTA funciona na Rua Pedro Binato, nº 178 em Jordanésia, e fornece orientação, acompanhamento e tratamento integral aos casos de doenças sexualmente transmissíveis.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Informações sobre o CTA também podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4498-0001.