Cajamar participa do 1º Seminário de Gestão Pública do Governo do Estado

Foram apresentados os desafios e boas práticas para serem aplicados nas gestões municipais e as novas diretrizes da atual administração paulista
Publicada em 24/06/2019 às 14:04 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Prefeito Danilo Joan participou do 1º Seminário de Gestão Pública do Governo do Estado
O prefeito de Cajamar, Danilo Joan, participou do 1º Seminário de Gestão Pública, realizado pelo governo do Estado de São Paulo na última quarta-feira (19), no Palácio do Bandeirantes, na capital. No encontro foram apresentados os desafios e boas práticas para serem aplicados nas gestões municipais e as novas diretrizes da atual administração paulista

O Governador João Dória fez a abertura oficial e explicou que o objetivo do Seminário é oferecer aos administradores municipais uma oportunidade para aprimorar a experiência por meio da interlocução com agentes de outras esferas do Poder Público, potencializando resultados que beneficiem cada vez mais os municípios e a população paulista.

Logo após, houve palestras sobre Inovação em Gestão Municipalista, divididos em quatro itens: Governo Municipalista, tendo à frente o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; Gestão Inovadora e Cidades Inteligentes, com a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen; Turismo em São Paulo, com orientações do secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz; e Desafios da Educação, com o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares; além das considerações do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, e do prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth.

A palestra teve uma pausa de 10 minutos e, no segundo bloco do seminário, foi abordado o tema “Novo Governo”, onde houveram mais quatro apresentações por parte do deputado federal Herculano Passos; do secretário estadual de Fazenda, Henrique Meirelles, que falou sobre Economia e Finanças Públicas; do vice-governador e secretário estadual de Governo, Rodrigo Garcia, que apresentou as Diretrizes do Novo Governo Estadual; e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado estadual Cauê Macris. Por fim, houve o lançamento do programa “São Paulo Para Todos”, voltado ao turismo.

Para o prefeito de Cajamar, o seminário foi uma oportunidade importante para aproximar o município do Governo do Estado, além de atualizar os conhecimentos para aprimorar os trabalhos durante a gestão. “Foi um evento de grande informação, que certamente vai agregar muito nas tratativas com a esfera estadual para que Cajamar possa avançar e crescer ainda mais”, afirmou.

Repasse

O Governo de São Paulo confirmou repasse de R$ 230 milhões para convênios de infraestrutura urbana na atual gestão. A verba irá atender 567 municípios e foi anunciada durante o 1º Seminário de Gestão Pública, realizado no Palácio dos Bandeirantes.

O dinheiro será escalonado de modo a priorizar apoio do Governo do Estado a municípios com até 100 mil habitantes. Segundo os critérios da Secretaria de Desenvolvimento Regional, cidades com até 20 mil habitantes poderão pleitear repasses de até R$ 300 mil. O valor sobe para R$ 500 mil para municípios com até 50 mil habitantes e atinge o máximo de R$ 700 mil para as cidades maiores.