Desenvolvimento Econômico promove curso de capacitação para servidores

Crescimento populacional e políticas públicas foram os principais assuntos abordados no encontro
Publicada em 15/07/2019 às 10:52 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Observatório das Migrações do Núcleo de Estudos de População ‘Elza Berquó’ (NEPO), da Unicamp, realizou nesta última semana a primeira edição da capacitação “População, Cidades e Políticas Sociais” para os servidores públicos de Cajamar.

O curso que contou com a presença dos Secretários Municipais Mário Jorge, Edmilson Pereira e Niedson Silva, além de servidores municipais. A palestra principal da capacitação foi realizada pela Profª Drª Rosana Baeninger, coordenadora do Observatório e professora da Unicamp, que abordou a situação social e demográfica no Brasil, apontando os desafios que as mudanças no perfil da população brasileira trazem à gestão pública, especialmente no que se refere às políticas públicas para jovens e idosos. Pontuou que a diminuição do ritmo de crescimento populacional exigirá que as prefeituras estejam preparadas para enfrentar a questão previdenciária.

A Professora explicou que as migrações internacionais farão, cada vez mais, parte da dinâmica populacional de Cajamar, e isso deverá ser visto pelos servidores públicos como desafio, parte da solução, e não como um problema. “A estrutura da população brasileira está em constante transformação, e é importante conhecer essas mudanças para que as políticas públicas sejam efetivas. Cajamar tem um enorme desafio pela frente: aproveitar o potencial da janela demográfica (grande proporção de pessoas jovens) ao mesmo tempo em que promove políticas públicas frente ao envelhecimento populacional”, afirmou Rosana.

Ao final do curso, o Secretário de Desenvolvimento Econômico junto da Professora Dra. Rosana Baeninger, distribuíram livros publicados pelo Observatório das Migrações que serviram como fonte de conhecimento para os servidores presentes.