CIC Cajamar promove palestra sobre programas de proteção e apoio a vítimas

O evento, realizado na Câmara Municipal foi destinado a servidores que integram o sistema de Justiça, parceiros da rede e estudantes
Publicada em 18/07/2019 às 14:19 | Departamento de Comunicação e Imprensa
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Cajamar promoveu na última sexta-feira (12) palestra sobre a “Atuação dos Programas de Proteção e Apoio a Vítima”.

O evento, realizado na Câmara Municipal, foi destinado a servidores que integram o sistema de Justiça, parceiros da rede e estudantes e contou com a participação do Prefeito Danilo Joan; do Presidente da Câmara, Saulo Anderson; dos vereadores Fabiano Galvão, Fabio Pontes e Marcelo do Gás; da juíza Gina Fonseca Côrrea; da delegada de polícia, Virginia Sellme; dos representantes da OAB, Astor Vitorino e Michele Esparrinha; do vereador de Santana de Parnaíba, Gino Marino, além de secretários e autoridades municipais.

Durante o encontro, foram abordadas as características e particularidades do Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas (Provita/SP), do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado de São Paulo (PPCAAM/SP) e do Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI), todos desenvolvidos pela Secretaria da Justiça e Cidadania.

Rotina de atendimentos, procedimentos adotados pelos profissionais para acolhimento das vítimas, crimes e estatísticas, além do relato sobre as medidas adotadas pela equipe de assistência psicossocial em casos com grande repercussão, como a tragédia ocorrida em fevereiro na Escola Estadual Raul Brasil, na cidade de Suzano, também foram alguns dos assuntos abordados.

A missão do programa é proteger vítimas e testemunhas que sofrem ameaças, exigências para o ingresso, duração, e a importância do sigilo para garantir a eficácia do trabalho desenvolvido.