Cajamar vai implantar Sistema Eletrônico de Informação – SEI

A ferramenta vai reduzir tempo, custo e gerará eficiência na gestão administrativa
Publicada em 13/08/2019 às 11:05 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Cerca de 20 mil processos e 200 mil documentos tramitaram em papel na Prefeitura de Cajamar, em 2018. Mas essa realidade está com os dias contados. A partir de implantação do sistema, todo processo em papel começa a ser substituído pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI). O sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4º Região (TRF4) e será cedido gratuitamente a Prefeitura.

O SEI é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. Por meio dele é possível a criação, edição, assinatura e trâmite de processos e documentos dentro do próprio sistema. A ação não depende de mapeamento de processos, pode ser utilizada por todas as unidades da Prefeitura.

Com isso, a municipalidade ganha mais agilidade, reduz custos e amplia a transparência da gestão. É o que explica o secretário de Administração. “O SEI vai proporcionar a Prefeitura uma economia a curto, médio e longo prazo, desde papel, impressão, transporte e espaço físico. Além do ganho significativo de produtividade dos servidores, com a otimização do trabalho e a diminuição do retrabalho”, declarou o secretário.

Outro ponto em destaque é que o Sistema vai estancar o crescimento do Arquivo Municipal de Processos, atualmente com milhões de processos.

Implantação

A implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) na Prefeitura acontecerá por etapas. A etapa inicial está prevista para o mês de outubro e vai abranger, inicialmente, o departamento de Gestão de Pessoas.