Programa Consulta em Dia realiza exames e atende pacientes em mutirões

Centenas de pessoas que participaram do programa já foram submetidas a exames e consultas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Publicada em 20/08/2019 às 08:45 | Departamento de Comunicação e Imprensa
O programa Consulta em Dia, criado pela nova gestão municipal, que tem objetivo de zerar filas de consultas e exames, realizou em 15 dias cerca de 350 atendimentos, diminuindo a demanda gerada há anos na saúde pública do município. O programa ‘Consulta em Dia’ tem mostrado resultados positivos nestes primeiros 15 dias, permitindo de maneira eficaz o atendimento de pacientes que aguardavam anos para serem atendidos”, observou a secretária municipal de Saúde, Dra. Patricia Haddad.

Entre as maiores demandas atendidas pelo programa estão: as consultas em ortopedia, pediatria e fisioterapia, onde se registravam grande número de pacientes na fila de espera. Todas as consultas foram devidamente agendadas na própria rede do município. As agendas dos médicos estão sendo reorganizadas, o que agilizará os atendimentos.

Já os exames acumulados na rede somavam 284. Em 15 dias de funcionamento, foram realizados 166 tomografias, 80 atendimentos de otorrinolaringologista e 38 exames de eletrocardiogramas, entre outros. As consultas e exames com maior demanda estão sendo agendadas conforme a priorização clínica.

O chefe do executivo Danilo Joan afirmou que vai continuar mantendo esses atendimentos, priorizando mais ações de saúde na cidade. “Essa força tarefa foi essencial para o sucesso do Consulta em Dia. Iremos continuar oferecendo essas ações e programas e assumindo o desafio de não ter nenhum paciente aguardando demasiadamente para ser atendido”, explicou o prefeito.

Além da readequação das agendas médicas, a Secretaria de Saúde promoveu outras ações durante os finais de semana, com diversas especialidades médicas. No mês de junho cerca de 70 moradores do Lago Azul foram atendidas em um único dia com a ação “Saúde no Bairro”. Em julho a ação também atendeu cerca de 130 pessoas no bairro do Gato Preto. E no último sábado (17), o programa chegou ao KM 41,5, atendendo mais de 130 pessoas.