Prefeitura realiza a semana de Saúde Mental no município

Escolas e Unidades de Saúde receberam palestras de psicólogos
Publicada em 26/08/2019 às 11:12 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Semana de Saúde Mental do município aconteceu entre os dias 19 e 23 de agosto, como uma homenagem ao dia do psicólogo (27/08). Com temas variados que permeiam a mente do ser humano, a equipe de psicólogas da Secretaria Municipal de Saúde realizou algumas palestras para orientar a população sobre como procurar auxílio e o momento certo para isso.

As salas de espera das Unidades de Saúde (UBSs e USFs) e as escolas municipais foram os locais onde aconteceram essas palestras. Por ser um tema complexo, em relação à aceitação e compreensão, as informações sobre doenças de saúde mental foram expostas de maneira a desmistificar o medo e romper o preconceito sobre as pessoas que sofrem ou têm conflitos, na maioria das vezes invisíveis.

Na UBS Dra. Izabel Gratieri (UBS do Polvilho), a palestra foi realizada pela psicóloga Fernanda Belchior. Já na UBS de Jordanésia coube à psicóloga Viviane Amorim repassar a mensagem. Nas escolas a abordagem foi atual e dentro da realidade das crianças e adolescentes. “O que pode prejudicar a nossa mente no dia a dia, como programas de TV, jogos mortais (vídeo game), discussões e bulliyng, compartilhados pela mídia, aos poucos vão se tornando normais, porém, agredindo a todo instante e quando percebemos já estamos ansiosos ou mesmo depressivos focando somente o lado negativo da vida por hábito”. Foi assim que a psicóloga Daniella Falaschi explicou aos alunos um pouco do Universo abstrato da Saúde Mental.

“A Semana de Saúde Mental vai além de uma homenagem aos colegas psicólogos pelo nosso dia. Levar temas tão importantes, que normalmente não são discutidos ou compreendidos pela sociedade faz nosso trabalho, mais humano”, ressaltou a Gerente de Saúde Mental, Ana Paula Bizarria.