Prefeitura de Cajamar implanta Grupo de Diabetes

Os encontros deverão acontecer uma vez ao mês
Publicada em 30/08/2019 às 11:09 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Prefeitura de Cajamar, por meio do Departamento de Atenção Primária, em parceria com o setor de Nutrição, a partir do mês de agosto disponibilizou para a população o Grupo de Diabetes, que acontece uma vez ao mês.

No dia 20 o tema abordado pela nutricionista Mariana Belchior e as enfermeiras Gisele Faustino e Franciele França, foi: Diabetes, Prevenção e Controle e teve como objetivo incentivar pacientes portadores da doença a manter uma alimentação saudável e específica para prevenir os agravantes que ocorrem em função do não controle do Diabetes, além da importância de se manter a taxa de açúcar no sangue (glicemia) dentro dos níveis de normalidade.

Os participantes foram orientados quanto ao uso e armazenagem corretos dos medicamentos e a importância de se conciliar alimentação saudável ao uso da medicação.

“Controlar e prevenir o Diabetes, doença crônica não transmissível ocasionada por exageros na alimentação rica em carboidratos e açúcares, e o fator hereditário é o foco principal do Grupo”, pontuou a Gerente de Segurança Alimentar, Consuelo Fernandes.

O Diabetes, aumento da glicose (açúcar) no sangue causado pela falta ou má absorção da insulina, hormônio produzido no pâncreas é uma doença séria que se não for controlada pode causar problemas nos olhos, incluindo a cegueira, dificuldades na cicatrização de ferimentos, amputações de membros e nos casos mais graves, até a morte. Por este motivo é importante que sejam feitos exames de rotina.

O Grupo, aberto a toda população do município, acontece na USF de Cajamar Centro, às 18h. O próximo encontro está marcado para 27/09/19.

Texto: Sandra Luizon