Prefeitura investe em educação de alta qualidade, inclusiva e humanizada

Para ampliar a oferta de educação inclusiva, segura e de alta qualidade, a Prefeitura de Cajamar segue ampliando investimentos no município, priorizando eixos para humanização.
Publicada em 05/09/2019 às 17:23 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Alunos de Cajamar estão recebendo seus uniformes escolares fornecidos pela Prefeitura
Nos três primeiros meses de governo a rede de ensino municipal foi contemplada com a implantação do “Projeto Identidade Cajamar”, programa recém-lançado pela atual administração com a entrega inédita de 14 mil uniformes escolares, reforma e ampliação de escolas através do plano municipal “Colégio do Futuro”, valorização dos profissionais de educação através do projeto de reelaboração da proposta curricular articulada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC-MEC), além da restruturação de todo o setor de nutrição, com elaboração de novo cardápio na merenda escolar. Atualmente, a rede municipal de educação conta com 14 mil alunos matriculados em 33 unidades.

“A educação é nosso carro-chefe. Nesses três primeiros meses de governo investimos pesado nessa área, distribuindo pela primeira vez o kit uniforme escolar e a mochila para todos os alunos. Estamos reformando escolas municipais e implantando um novo projeto educacional que trará uma identidade para a educação de nosso município”, afirma o prefeito Danilo Joan.

Reformas

A primeira escola municipal a ser contemplada com o programa “Colégio do Futuro” é a EMEB Vera Lúcia Millena, no bairro Paraíso. As obras na unidade estão em fase intermediária, com as atividades de acabamento da pintura, instalação da parte elétrica e hidráulica, troca do piso e construção de novos acessos com sinalização. Ainda incluso no programa, a unidade receberá novos mobiliários; instalação de câmeras de segurança e alarmes.

Merenda escolar

A merenda escolar também está passando por reformulações, através de uma alimentação balanceada e totalmente saudável. A equipe de nutrição está realizando uma reestruturação no setor, com a elaboração de novo cardápio em todas as escolas municipais.

Durante o mês, são servidas aproximadamente 21.000 refeições, a partir de agora, o cardápio segue priorizando a aquisição de produtos orgânicos, promoverá ações de incentivo à alimentação saudável e também fará a avaliação nutricional das crianças do município, de acordo com os valores nutricionais recomendados pelo FNDE.

Com essas mudanças o cardápio também terá a inclusão de novos alimentos como feijão, brócolis, kiwi, couve-flor, temperos naturais como alho, pimentão, etc. Sempre visando o bem estar e a qualidade de vida dos alunos.

Transporte Escolar

Outro serviço muito importante para o conforto e segurança das crianças é o transporte escolar gratuito. Devido ao aumento da demanda dos alunos e atendendo a solicitação de muitos pais a Secretaria da Educação, em parceria com a Diretoria de Trânsito, solicitou a implantação de novos veículos visando à melhoria no atendimento das crianças.

Além de aumentar o número de ônibus, será realizado um aprimoramento no sistema de controle das frotas, para garantir a segurança dos alunos que utilizam o transporte diariamente. Para reforçar a qualidade do serviço, foi solicitado que a Dinatur, empresa responsável pela frota, realize uma formação continuada dos motoristas e monitoras e também será reformulado o projeto para a implantação de crachá de identificação dos alunos.