Cajamar recebe oficina de capacitação em gestão de riscos

O projeto tem como objetivo a identificação dos perigos, auxiliando na tomada de decisões pela municipalidade.
Publicada em 10/09/2019 às 11:50 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Uma equipe técnica do Laboratório de Gestão de Riscos da Universidade Federal do ABC, através do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri – CIMBAJU, que contempla as cidades de Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã, realizou nesta segunda-feira (09), no auditório da Câmara dos Vereadores de Cajamar, a oficina “Introdução ao Uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT)”, do projeto “Caminhos Participativos para Gestão de Riscos e Desastres”.

O projeto tem como objetivo a identificação dos perigos, quantificação de riscos, estimativa de perdas e danos, e identificação de diretrizes e intervenções para redução de risco, auxiliando na tomada de decisões pela municipalidade. As oficinas são oferecidas a técnicos e gestores das prefeituras dos cinco municípios da Bacia do Juqueri.

Durante a oficina, a área externa de entorno da Câmara Municipal foi escolhida para a realização de uma aula prática com a utilização de um drone, que coletou imagens da região a fim de orientar técnicos e gestores das cidades sobre o estudo de áreas de riscos através de veículos aéreos não tripulados.

Ao final, os participantes foram organizados em grupos, por município, e mobilizados a debater o tema oferecido durante a oficina. Os resultados foram compartilhados e tiveram como tarefa buscar meios e estratégias para por em prática em seus municípios um dos itens apontados durante o trabalho de grupo.