Solenidade de juramento à Bandeira reúne cerca de 300 jovens em Cajamar

O juramento à bandeira é uma cerimônia prevista no artigo 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar
Publicada em 18/09/2019 às 15:14 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Na manhã desta terça-feira (17), o Ginásio de esportes “Lamartine de Paula Lima” foi palco da cerimônia militar de juramento à Bandeira Nacional e entrega dos certificados de reservistas para cidadãos dos anos 2001 e anteriores.

Estiveram presentes 300 jovens, os familiares, além do prefeito Danilo Joan, vice-prefeito Moacyr Pedro, do delegado da 19ª Delegacia de Serviço Militar, 1º tenente Flávio Felipe do Nascimento, comandante da Guarda Civil Municipal Valdeci Furquim, o secretário municipal de Segurança Pública, Dr. Edmilson Padovani, do secretário da Junta Militar de Cajamar, Paulo Tribuna, do secretário municipal de Justiça, Dr. Edmilson Lima, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Jorge da Silveira Junqueira, e os vereadores Eder da Silva Domingues, Izelda Gonçalves Carnúba Cintra e Luiz Fabiano, Cordeiro Galvão.

O delegado do Serviço Militar da 19ª delegacia 1º tenente Flávio Felipe, parabenizou o prefeito pela iniciativa de promover a solenidade no município e destacou que é um ato cívico e patriótico.

“O motivo e real significado de todos estarem aqui é prestar o juramento à Bandeira Nacional, um compromisso de obrigação à Pátria, em caso de necessidade. Passa a existir um vínculo entre nós, que constituímos o quadro permanente das Forças Armadas, e os senhores civis, que constituem a reserva. São aos senhores a quem apelaremos em caso de necessidade”, explicou.

Após toda a parte solene, em que foi entoado o Hino Nacional e firmado o juramento perante ao símbolo nacional, foi feita a entrega dos certificados de dispensa de incorporação a representantes, acompanhados de seus familiares.

O prefeito Danilo Joan expressou seu sentimento de honra de participar da cerimônia, e destacou que com a dispensa, a obrigação não foi encerrada.

“Podemos parecer ultrapassados, mas é muito importante que levem a sério a participação de vocês neste dia, mesmo que a realidade de uma guerra seja distante, vocês saem daqui com o compromisso de serem disciplinados e saberem que têm regras a serem seguidas e um compromisso com a cidade e a nação. Temos a sensação que na sociedade tudo é liberado, mas não, existe a disciplina e regras que devem ser seguidas”, frisou o prefeito.

“Às vezes, queremos mudar o mundo e parece não ser possível, mas é mais fácil que imaginamos. Se cada um mudar a si, corrigir a si e não ao outro, será possível. Se fizer o seu melhor dentro da regra, não precisa se importar com os outros, estará fazendo sua parte”, concluiu Joan.

O juramento à bandeira é uma cerimônia prevista no artigo 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar em que o cidadão assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de estar à disposição do Exército Nacional em convocações emergenciais.
Mais notícias sobre Cidadania
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2019/09/18/solenidade-de-juramento-a-bandeira-reune-cerca-de-300-jovens-em-cajamar/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo