2º Festival de Escolas Unificadas é realizado em Cajamar

O objetivo dos jogos foi desenvolver, através da prática esportiva, a filosofia do movimento Special Olympics e ampliar o número de atletas, equipes e Instituições a participar do movimento Olimpíadas Especiais Brasil (OEB)
Publicada em 24/09/2019 às 10:47 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Foi realizado no último dia 21 de setembro, no Ginásio de Esportes Prefeito Manuel Álvares, o 2º Festival de Escola Unificadas, na modalidade de Handebol Adaptado em Cajamar. O objetivo dos jogos foi desenvolver, através da prática esportiva, a filosofia do movimento Special Olympics e ampliar o número de atletas, equipes e instituições a participar do movimento da Olimpíadas Especiais Brasil (OEB).

Para a organização do evento foi de suma importância a parceria entre as Secretarias de Educação, e de Esportes, Cultura e Lazer, com a participação de todos juntos. “É o 2º maior evento esportivo e a 2º maior organização humanitária do mundo com a participação de alunos da rede municipal com deficiências intelectuais, envolvendo o esporte, educação, saúde e a comunidade, onde se prioriza a valorização das capacidades, potencialidades e possibilidades dos alunos, e não as suas deficiências” – informou o Secretário de Esportes, Fabiano Rodrigues.

Para cada aluno com deficiência também foi inscrito um aluno sem deficiência para ser seu parceiro durante as provas. Além disto, a Special Olympics forneceu camisetas para as crianças, professores e voluntários, e medalhas de participação para todos os alunos.

Nesta edição, participaram os estudantes das seguintes escolas:

– Emeb Dra Mara Apª Alves da Silva Gomes
– Emeb Ester Catarine Losano
– Emeb Eva Rosa de Oliveira
– Emeb Fernando Pupo Massagardi
– Emeb Jailson Silveira Leite
– Emeb Prof Maria Elce Martins Bertelle
– Emeb Maria Gonçalves de Freitas Gonçalves
– Emeb Prof Odir Garcia Araujo
– Emeb Prof Rosa Helena Motta Marcondes Sousa
– Emeb Victor Henrique Costa Possebom
– APESP – Santana de Parnaíba

No ano de 2018, 142 alunos entre 08 e 15 anos de 07 escolas municipais de Cajamar e uma instituição convidada participaram do Festival na modalidade de Atletismo, com provas de corrida, salto em distância e arremesso de pelota, e 20 crianças de 02 a 07 anos participaram de circuitos de habilidades motoras. Todos esses 162 alunos ainda participaram de avaliações de saúde (dentistas) e avaliações físicas com especialistas.

Sobre as Olimpíadas Especiais

O conceito da Olimpíadas Especiais nasceu na década de 60 quando Eunice Kennedy Shriver começou a realizar encontros no jardim de sua residência para que pessoas com diferentes capacidades intelectuais praticassem esportes.

A Olimpíadas Especiais é um movimento global sem fins econômicos, que por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que a cercam.

Assim, é um movimento: centrado no atleta; focado na família; e conduzido por voluntários.

Tem como missão proporcionar treinamento e competições esportivas durante todo o ano em diversas modalidades olímpicas, dando oportunidade para que desenvolvam suas aptidões físicas, demonstrem coragem, tenham momentos alegres e compartilhem seus valores, habilidades e companheirismo com suas famílias, outros atletas da Olimpíadas Especiais e a comunidade em geral.

A filosofia deste movimento é dar oportunidade a todos os atletas, independentemente do nível de habilidade.
Mais notícias sobre Esportes e Lazer
Link original: https://cajamar.sp.gov.br/noticias/2019/09/24/2o-festival-de-escolas-unificadas-e-realizado-em-cajamar/
Desenvolvido por CIJUN
Voltar para o topo