Prefeitura inicia trabalhos de limpeza e desassoreamento de córregos e rios

Objetivo é facilitar a drenagem e prevenir o extravasamento em dias de chuva forte
Publicada em 30/09/2019 às 10:28 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Prefeitura de Cajamar por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iniciou os trabalhos limpeza e desassoreamento dos córregos e rios da cidade. O objetivo é facilitar a drenagem das águas, prevenindo o extravasamento em dias de chuva forte, tendo em vista o início da estação chuvosa.

As regiões beneficiadas, conforme cronograma, serão:

1. Braunas, Maria Luíza e Parque Saõ Roberto – Jordanésia
2. Córrego da Rua Demétrio com Rua Patrocínio Paulista – Ponunduva
3. Traíras, Itaim e Juquery – Parque Paraíso, Polvilho.
4. Campos do Jordão – Parque Panorama
5. Comunidade Cruzeiro – Polvilho
6. Limoeiro, Ribeirão dos Cristais e Juvenal Ferreira dos Santos – Guaturinho, Cajamar e Polvilho.
7. Lavrinha, Buraco da Onça – Cajamar-Centro.
8. Olaria e Gamelão – Cajamar
9. Vila Uniao, Tobias (estádio) – Jordanésia.
10. Córrego próximo ao pesqueiro do Elias – Jordanésia.

Além da limpeza e desassoreamento dos rios e córregos, serviços de capinamento e varreção, bem como pintura de áreas públicas, seguem em diversos pontos da cidade.

As ações fazem parte do Programa “Cajamar Bem Cuidada”, que tem a intenção de minimizar os impactos das chuvas, como os alagamentos, já que o período chuvoso se aproxima.

Colaboração

A Prefeitura pede também a colaboração da população para evitar entupimentos de bocas de lobo. A principal recomendação é não jogar lixo ou entulho em calçadas, vias, terrenos e espaços públicos. Durante as ações, uma grande quantidade de sacos plásticos, garrafas e latinhas foi retirada dos bueiros. Além de provocar grandes prejuízos ao meio ambiente, esse lixo obstrui a passagem da água, resultando em alagamentos.

Vale ressaltar que o descarte irregular é crime. Denúncias podem ser feitas pelos telefones da Ouvidoria Municipal (0800 771 1223) e da Coordenadoria Municipal de Fiscalização (4447-3836).