Dia das Crianças: Procon orienta sobre compra de presentes

O Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor), orienta os consumidores em suas reclamações, informa sobre seus direitos e fiscaliza as relações de consumo.
Publicada em 04/10/2019 às 08:23 | Departamento de Comunicação e Imprensa

Com a aproximação dos Dias da Crianças, o Procon de Cajamar divulgou algumas orientações que devem ser seguidas durante as compras. Antes de comprar qualquer brinquedo é importante que o consumidor verifique na embalagem os seguintes dados:

A faixa etária a que se destina, a identificação do fabricante, as instruções de uso e de montagem, a existência do selo de segurança INMETRO – indicando que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas em vigentes – juntamente com o selo de um órgão credenciado (IQB, Falcão Bauer). Produtos importados devem apresentar as mesmas informações exigidas para os nacionais, em língua portuguesa. Procurar o selo do Inmetro é outro fator muito importante, pois o Instituto Nacional de Metrologia só aprova os produtos após uma série de testes. O selo, presente no rótulo do brinquedo, garante que este foi fabricado conforme as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Uma vez escolhido o brinquedo, é conveniente pesquisar o preço e as formas de pagamento em vários estabelecimentos, já que o mercado apresenta diferenças significativas. Deve ser sempre considerado o custo benefício do deslocamento no caso de estabelecimentos que estão apresentando produtos mais baratos que os da sua região, bem como, a comodidade e a segurança de comprar em lojas com estacionamento ou localizadas em shoppings

Informação Importante

Nas compras efetuadas fora do estabelecimento comercial (a domicílio, telefone, internet etc.), o consumidor tem o direito de se arrepender e desistir no prazo de 7 dias, contados da data de compra ou do recebimento do produto. O cancelamento deve ser solicitado sempre por escrito, mas pode ser feito por outros canais de atendimento disponibilizados pelo fornecedor, tais como telefone, chat ou e-mail.
Para cancelamentos via telefone ou chat, anote o nome do atendente, data e horário do contato e o número de protocolo de atendimento. Se o cancelamento for por e-mail, guarde cópia da mensagem enviada.

No caso de pagamento parcelado, o fornecedor é obrigado a informar o valor de cada parcela e o preço total parcelado.

A nota fiscal, tíquete do caixa, recibo ou equivalente são documentos importantes caso você precise fazer valer os seus direitos e formalizar uma reclamação. Exija e guarde.

Se o brinquedo apresentar problema de fabricação, é seu direito buscar a solução com o fornecedor. Caso isso não seja possível, recorra ao Procon de sua cidade.

Ao comprar o brinquedo, confira se todas as informações contidas nesses anúncios são verdadeiras. Elas fazem parte da oferta e devem ser cumpridas.

Observe as condições de garantia do brinquedo: brinquedos são bens duráveis que, segundo o artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor, têm garantia legal de 90 dias, que se completa com a garantia contratual fornecida pelo fabricante.

Contatos Procon Cajamar

O Procon do Polvilho está situado na Avenida Tenente Marques, 55, Piso Superior do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). O atendimento é de segunda a sexta das 9h às 11h30 e das 13h30m às 16h. Outras informações pelo telefone 4408-6570.

Em Jordanésia, o posto de atendimento do Procon fica localizado na Rua Avelino Toledo de Lima, 208. Telefone: (11) 4447 2030.

Sobre o Procon

O Procon (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor), orienta os consumidores em suas reclamações, informa sobre seus direitos, e fiscaliza as relações de consumo.


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