Projeto Ver e Viver realiza mutirão de oftalmologia

Todas as crianças diagnosticadas com dificuldades visuais irão receber os óculos sem custo algum para as famílias
Publicada em 24/10/2019 às 15:05 | Departamento de Comunicação e Imprensa
No último sábado (19), aconteceu um mutirão de oftalmologia na Clínica Ver Mais, localizada no Distrito de Jordanésia, que atendeu 57 crianças para realizarem o exame de vista. Essas consultas são parte do Projeto Ver e Viver, uma parceria entre a Prefeitura de Cajamar e instituições privadas, que tem como objetivo promover uma conscientização sobre a saúde visual das crianças e levar o acesso a uma melhor visão para quem precisa. Durante este segundo semestre, 1.272 alunos de 21 escolas do município passaram pela triagem de acuidade visual, realizada através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, desses alunos 146 foram diagnosticados com alguma alteração na visão e foram encaminhados para realizarem um exame mais detalhado em clínicas oftalmológicas, que foram concluídos neste último sábado. Após todos passarem por consulta, 80 crianças apresentaram a necessidade de óculos e irão receber do Projeto Ver e Viver, sem custo algum para as famílias. Nesta próxima etapa, os responsáveis pelo projeto entrarão em contato com as escolas para chamarem os alunos para escolherem as armações. A entrega desses óculos está prevista para acontecer na segunda quinzena de novembro. Sobre o Projeto Ver e Viver O Ver e Viver é um projeto implantado pela Fundação ArcelorMittal, que tem como objetivo diagnosticar problemas de visão em crianças das escolas públicas municipais, do ensino fundamental I. O projeto capacitou coordenadores pedagógicos e professores para a triagem de acuidade visual. Nesta fase da vida escolar problemas visuais podem interferir no processo de ensino-aprendizagem, por isso a importância do diagnóstico precoce. Esta é a segunda edição do projeto na cidade de Cajamar. No primeiro semestre, cerca de 5.412 alunos do município participaram desta mesma triagem e 197 crianças já receberam este benefício. Em Cajamar, o projeto conta com o apoio da Fundação ArcelorMittal, Ótica Di Fiori, Clínica Ver Mais e a parceria entre as empresas Mac Lucer Empreendimentos, Armatrel, LMD construções, Fata – Bolsas e Acessórios, Mak – Painéis Elétricos e Projeto Ambiental.