Saúde desenvolve o Programa Crescer Saudável com as crianças do município

O objetivo é desenvolver ações de cuidados com crianças de 2 a 10 anos para controlar a obesidade infantil
Publicada em 13/11/2019 às 16:27 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação, está promovendo o Programa de Saúde na Escola. Programa vinculado ao Ministério da Saúde que tem como objetivo desenvolver ações de cuidados voltados para crianças de 2 a 10 anos para prevenir, controlar e tratar a obesidade infantil. Adesão Do projeto foi feito pela Secretária de Saúde de Cajamar, Dra Patrícia Haddad, no mês de maio, quando iniciou a primeira etapa de avaliação de todos os alunos. Nesta primeira etapa foi feita a triagem de 6500 alunos das escolas do município e diagnosticados os alunos que apresentaram obesidade. O próximo passo será encaminhar esses alunos para atividades de prevenção, combate e tratamento da obesidade, onde serão desenvolvidas ações como: práticas coletivas de atividade física, educação nutricional coletiva para pais e filhos, monitoramento da mudança de comportamento, podendo ser encaminhadas (dependendo da gravidade do quadro) para consulta individual com nutricionista da rede SUS do município. Segundo a Nutricionista Consuelo Fernandes, Gerente em Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Saúde, a obesidade infantil é um problema do país todo e deve ser considerada uma prioridade nos cuidados com crianças. “O desenvolvimento dos hábitos alimentares são formados pelos pais e responsáveis das crianças, que devem preocupar-se cada dia mais com a oferta de alimentos ricos em gordura saturada, açúcar e sódio, pois esses alimentos são ricos em calorias vazias e outros diversos malefícios que, associados ao sedentarismo, podem acarretar em várias outras doenças como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, colesterol, câncer e até mesmo a junção de todas essas doenças crônicas classificada como Síndrome metabólica”, explica. Os resultados do programa serão em breve enviados para as escolas que farão um trabalho de conscientização a todos os envolvidos.