Programa Coração de Mãe realiza últimos encontros de 2019

Parceria entre a Secretaria de Saúde e Fundo Social atendeu dezenas de gestantes e suas famílias durante este ano
Publicada em 12/12/2019 às 14:53 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde de Cajamar, através do Programa Coração de Mãe, iniciou este ano um acompanhamento especial com gestantes, promovendo encontros que ofereceu orientações e apoio psicológico durante o período de gravidez.

Desde o início do projeto, aconteceu uma série de reuniões que foram realizadas nas Unidades de Saúde do município. Até o momento os bairros atendidos foram: Parque Maria Aparecida, Cajamar Centro, Jardim Maria Luiza e Ponunduva.

Nos dias 27 de novembro e 04 de dezembro a equipe de saúde realizou os últimos encontros de 2019. Na ocasião, foi feito o levantamento das ações e muitas gestantes relataram mudanças positivas trazidas pelo projeto, principalmente em relação ao acolhimento, amor e autoestima.

Os encontros foram desenvolvidos através da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade, que promoveram diversas ações voltadas para as gestantes, tendo como principal objetivo acolher as famílias das futuras mamães em um espaço de troca e reflexão por meio de discussões sobre muitas dúvidas e questionamentos que podem surgir durante a gestação, promovendo a aproximação entre as gestantes e seus familiares.

O conteúdo do programa foi um trabalho desenvolvido voluntariamente pelos psicólogos perinatais Allan Nogueira, Elisângela Avelino e Leila Junqueira. O conceito tem caráter psicoterápico e psicoeducativo visando a prevenção de doenças emocionais decorrentes desse período como, por exemplo, a depressão pós parto que acomete muitas mulheres.