Prefeitura atua na limpeza da cidade após forte chuva

Publicada em 03/01/2020 às 17:22 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos iniciou ainda ontem, dia 2 de janeiro, a limpeza das principais ruas afetadas pela forte chuva que caiu na cidade na tarde desta quinta-feira. Equipes atuaram no recolhimento de entulhos e desobstrução de tubulações, até as 02h. Hoje, sexta-feira, os trabalhos começaram cedo e seguem em ritmo intenso para garantir que tudo volte ao normal o mais breve possível. Segundo dados da Defesa Civil, cerca de 65 milímetros de chuva caíram somente em Jordanésia, em uma hora de intensa chuva. O secretário de Obras e Serviços Públicos Raul Lopes Cardoso, ressalta que o trabalho de limpeza acontece periodicamente e ocorre em toda a cidade desde que a nova gestão assumiu a prefeitura. Apesar disso, Raul destaca que a precipitação de chuva foi muito grande em curto período de tempo, o que inevitavelmente causa alagamentos em alguns pontos da cidade. No início da manhã desta sexta-feira (3), o prefeito Danilo Joan e secretários visitaram os bairros atingidos pelos alagamentos para dar toda assistência necessária aos moradores que foram prejudicados. O problema já dura há décadas no município. “Temos que buscar uma solução para este problema e tentar minimizar o máximo possível o efeito das enxurradas, comuns nesta época do ano”, afirmou o chefe do executivo. AÇÕES Nesta sexta-feira (3), as equipes executaram a construção de uma valeta e a desobstrução de galerias em trechos da Avenida Dr. Antônio João Abdalla, na Vila União e Gato Preto que sofreram alagamentos na última quinta-feira (2). Nos locais, o serviço de limpeza das galerias é feito tanto de forma manual como mecanizada, utilizando caminhão hidrojato ou auxílio de retroescavadeira e caçamba. O objetivo do trabalho é retirar resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular de lixo nas vias públicas, dificultando o escoamento normal das águas das chuvas. O serviço de desobstrução é centrado principalmente na limpeza das caixas coletoras para permitir melhor fluidez à vazão da água. A técnica de limpeza por meio do hidrojateamento consiste na sucção dos resíduos que vão se acumulando nas galerias e bueiros. Os caminhões são equipados com reservatório de água e um sistema de hidrojateamento de alta pressão para realização do processo de limpeza. O secretário de Obras e Serviços Públicos, Raul Lopes Cardoso, destaca a importância desse trabalho para o bom funcionamento do sistema de drenagem da cidade e pede a colaboração da população no sentido de evitar o descarte irregular de lixo nesses locais. “Os serviços que realizamos periodicamente, por orientação do prefeito Danilo Joan, melhoram o sistema de drenagem da cidade e minimizam os impactos nos pontos de acúmulo de água na estação chuvosa, entretanto, precisamos também da colaboração da população na manutenção dos espaços públicos, evitando o descarte irregular de resíduos, pois são esses que acabam caindo na rede e obstruindo o sistema”, alertou o secretário.