GCM informa o balanço das ações do Muito + Segurança no período de dezembro

A operação atendeu diversas ocorrências feitas pela população com o intuito de combater a criminalidade e impedir que aconteça novos delitos
Publicada em 22/01/2020 às 14:01 | Departamento de Comunicação e Imprensa
No início de dezembro de 2019 a Guarda Civil Municipal de Cajamar desenvolveu uma ação conjunta entre Polícia Militar, GCM e agentes de trânsito para reforçar a segurança da população, reforçando o serviço de fiscalização na cidade. O foco inicial teve como proposta inibir as ações de negligências que aumentam consideravelmente no período de festas de fim de ano. A operação teve inicio no dia 01 de dezembro combatendo as negligências e crimes, com o intuito de reduzir os índices de violência urbana nas principais ruas e avenidas da cidade e nas áreas comerciais. Além disso, também foram realizadas abordagens de veículos particulares e motocicletas em diversos bairros, em horários e locais alternados. Essa proposta teve como objetivo identificar possíveis irregularidades para apreensão, quando identificado necessário, buscando garantir a segurança da população. Durante o período em que a operação foi executada, as corporações abordaram um total de 2733 pessoas. Deste total 1220 veículos foram abordados, dos quais 79 foram apreendidos. Já em relação às motos 667 foram abordadas, sendo necessário realizar a apreensão de 75. Ainda como resultado da operação, foi necessário recolher 15 documentos de veículos e CNH irregulares, 3 veículos foram localizados, e ainda, duas pessoas abordadas eram procuradas pela justiça e foram conduzidas para averiguação. A Guarda Municipal também manteve sua equipe a postos para atender toda a demanda de denúncias feitas pela população. Ao longo deste período, foram registrados 997 atendimentos de ocorrências, 69 perturbações de sossego, 22 desinteligências (desentendimentos), 8 roubos e receptações, 6 tráficos de entorpecentes, 6 violências domésticas, 4 fechamentos de bares e mais 85 ocorrências relacionadas a prestação de apoio para outros órgãos ou repartições. Todas essas ações fazem parte do Programa Muito + Segurança, lançado pela atual gestão, que tem como foco desenvolver a ação preventiva e o combate ostensivo ao crime. Para dar continuidade ao projeto de maneira mais eficaz, além do trabalho intenso da corporação, este mês o programa iniciou uma nova etapa com a implantação de sistema de videomonitoramento, que segue realizando as instalações de câmeras de segurança para atender todos os pontos do município. O sistema irá monitorar todas as áreas públicas da cidade como bancos, escolas, praças e principais avenidas que terão câmeras instaladas com a função de combater qualquer ação voltada à criminalidade.