Vigilância em Saúde realizou palestra sobre prevenção a escorpiões

Evento aconteceu na última quinta-feira (30), e teve como objetivo orientar a população a fim de reduzir o número de acidentes com escorpiões.
Publicada em 31/01/2020 às 16:43 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Prefeitura de Cajamar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou na última quinta-feira (30), uma palestra sobre prevenção e combate ao escorpião. As palestras foram conduzidas pela médica veterinária e responsável técnica do Departamento de Zoonoses, Juliana Prando Bitencourt Moreira, pelo engenheiro agrônomo da Regional I da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), Silvio Murata e pela coordenadora assistencial do Centro de Estudos João Amorim (CEJAM) O evento foi destinado para população, agentes de endemias, agentes do Conselho Municipal de Saúde, agentes comunitários e também para as associações de bairros. Esta foi a primeira vez que a cidade contou com uma palestra específica sobre escorpiões, abordando orientações de prevenção, conscientização, controle, adaptações, busca e captura; e teve como o objetivo orientar o público aos cuidados com os escorpiões. De acordo com Francisco Silva, responsável pelo Departamento de vigilância em Saúde, a prefeitura realiza buscas por escorpiões em todas as regiões da cidade por demanda espontânea. Ele ainda explicou. que as visitas que estão sendo solicitadas nos bairros do município não consistem somente na busca ativa e na captura desses animais peçonhentos, mas também incluem orientação aos moradores. A secretária de Saúde, Patrícia Haddad, participou do evento e salientou a importância da população no combate ao escorpião. Ela também enfatizou os esforços da prefeitura contra estes aracnídeos e parabenizou as equipes que trabalham diariamente para o combate. “A participação da população é muito importante no combate aos escorpiões e esta palestra é de fundamental importância para o compartilhamento de informações, trocas de experiências e melhorias no combate. É uma grande oportunidade para difundir informações relevantes de combate aos escorpiões com o público participante. Isso mostra o compromisso da Prefeitura no controle e combate a estes aracnídeos e com a saúde da população” enfatizou.