Saúde promove capacitação para os profissionais de enfermagem

A ação faz parte do Programa Ver e Viver e teve como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre saúde ocular da equipe que fará a triagem dos alunos este ano
Publicada em 06/02/2020 às 17:31 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Na última quarta-feira (05), a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE), ofereceu uma capacitação em saúde ocular para a equipe de enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem do município, com o intuito de aprimorar o conhecimento de todas que irão realizar a triagem dos alunos nas escolas municipais, para identificar os que que apresentam alguma dificuldade visual. Diante dos resultados encontrados, os alunos que apresentarem o diagnóstico de dificuldades em enxergar serão encaminhados para o Programa Ver e Viver! Segundo Nutricionista Consuelo Fernandes – Agente de Políticas Públicas Nutricionais – responsável pelo PSE, essa capacitação é fundamental para reforçar o trabalho de parceria entre as redes, proposto pela nova gestão. “A unificação das redes de saúde, educação, esportes e desenvolvimento social é fundamental para a promoção à saúde dos estudantes”, ressalta. A capacitação foi realizada na Câmara Municipal de Cajamar e foi conduzida pelo Dr. Flávio Hirai, médico oftalmologista responsável pelo Programa Ver e Viver. Estiveram presentes as enfermeiras, técnicas e auxiliares em enfermagem, e também a Gestora de Apoio à Atenção primária, Juliana Balbino, que enfatizou a importância da promoção à saúde e bem estar dos alunos, ressaltando o privilégio desta ação para os alunos de Cajamar. O Ver e Viver é um projeto desenvolvido pela Fundação ArcelorMittal e tem como objetivo diagnosticar problemas de visão em alunos das escolas públicas municipais e fazer a doação de óculos para os que precisarem. A iniciativa foi implantada em Rede Municipal de Cajamar em 2019 e, desde então, cerca de 300 crianças do Ensino Fundamental I receberam o benefício. Este ano, o projeto irá contemplar alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II que, assim como as crianças, também sofrem com problemas de visão. Para participar da triagem os alunos devem estar devidamente matriculados nas escolas municipais de Cajamar e ter o cartão SUS.