Totens de segurança começam a ser instalados em Cajamar

Publicada em 21/02/2020 às 17:18 | Departamento de Comunicação e Imprensa

A Prefeitura Municipal de Cajamar, através da Secretaria de Segurança Urbana, iniciou na última semana a implantação dos novos dispositivos de segurança na cidade, ação que faz parte do Programa “Muito + Segurança”. O novo sistema consiste em totens de alta tecnologia espalhados por locais estratégicos, nas entradas e saídas da cidade.

Os totens possuem cerca de 7 metros de altura, são equipados por quatro câmeras fixas e quatro com captação de imagens em 360º graus. Possuem controle de zoom com alcance aproximado de 500 metros e sistema de iluminação noturna. Além disto, um botão de comunicação entre o cidadão e a Guarda Municipal poderá ser acionado em qualquer momento com viva voz, e uma câmera filmará a pessoa que o acionar, garantindo total qualidade no contato entre o indivíduo e o agente de segurança que fizer o atendimento. O monitoramento integral será feito pela Guarda Civil Municipal de Cajamar.

O primeiro totem a ser instalado foi na Avenida Tenente Marques, próximo da divisa de Cajamar com Santana de Parnaíba. O Programa está realizando a instalação de outros totens nos principais pontos de entrada e saída da cidade, entre eles nos bairros Cajamar-Centro, Jordanésia e Polvilho. Concluídos os procedimentos necessários de instalação, o sistema de totens de segurança ampliará o monitoramento da Secretaria de Segurança Urbana no município.

Os investimentos e o aperfeiçoamento da segurança tem sido uma das prioridades da atual gestão, que tem investido em políticas públicas para tornar o serviço eficiente e integrar as forças de segurança na cidade. Um dos principais exemplos é a Central de Videomonitoramento, que funcionará 24 horas monitorando diversos bairros com imagens transmitidas por quase 100 câmeras espalhadas por toda a cidade, incluindo os totens.

De acordo com o prefeito Danilo Joan, os totens e as câmeras de monitoramento estão sendo instalados em locais estratégicos e de grande passagem da população. “A expectativa é a diminuição da criminalidade, uma vez que a iniciativa deve coibir a ação dos bandidos nestes locais que foram definidos devido à grande concentração de pessoas”, disse o chefe do executivo.