Atenção: chuva e calor favorecem proliferação da Dengue

Publicada em 28/02/2020 às 10:07 | Departamento de Comunicação e Imprensa
Na volta deste Carnaval, quando muitas pessoas viajaram e deixaram as casas fechadas, é preciso redobrar os cuidados a Dengue. Choveu bastante nos últimos dias e a combinação de chuva e calor é favorável para a procriação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika. Observe se há água parada nos quintais e dentro de casa e elimine os criadouros. A Prefeitura de Cajamar orienta os moradores para que sejam parceiros nesta missão de combater à Dengue. De acordo com a Secretaria de Saúde, o ciclo de vida dos Aedes, do ovo até a fase adulta, leva de 7 a 10 dias. Se a verificação dos criadouros for realizada uma vez por semana, é possível interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. Confira dicas importantes para evitar a presença do mosquito Aedes aegypt: •Mantenha bem tampados tonéis, barris e caixas d’água. •Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda. •Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e bebedouros de animais, lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana. •Pneus devem ser guardados em locais cobertos. •Lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos devem ser bem esticadas para evitar poças de água. •Garrafas devem ficar com a boca virada para baixo. •Proteger os ralos com tela e verificar se estão limpos. •Faça sempre a manutenção de piscinas ou fontes utilizando os produtos químicos apropriados. •Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas. •Plantas do tipo suculentas também podem acumular água. A orientação é virar a planta para retirar a água.