Prefeitura intensifica manutenção e limpeza nos córregos e rios da cidade

Publicada em 04/03/2020 às 15:01 | Departamento de Comunicação e Imprensa
A Prefeitura de Cajamar, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, vem realizando desde outubro de 2019 o trabalho de desassoreamento e limpeza de córregos e rios do município. A ação faz parte do programa “Cajamar Bem Cuidada”, que tem como objetivo desobstruir a passagem das águas, facilitando a drenagem entre os rios, principalmente para que não ocorram alagamentos em dias de chuva forte. Segundo o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Raul Lopes, a ação segue os princípios da nova administração municipal de Cajamar, que tem como foco dar atenção máxima a todos os pontos, historicamente críticos da cidade. “Os córregos e rios há anos acumulam sedimentos e nunca receberam atenção devida, por isso nossa meta é continuar os serviços de forma preventiva atendendo todo o município”, explicou o secretário municipal. A ação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos tem retirado das águas dos córregos e rios da cidade centenas de metros cúbicos de detritos, principalmente pneus e resto de móveis. “O descarte de material inutilizados em córregos e rios agrava seriamente os riscos de inundação em períodos de chuvas”, completou o secretário. Para garantir a eficiência do trabalho, além do serviço de limpeza, em alguns córregos também está sendo executada a troca de tubulação, promovendo o aumento da capacidade de vazão das águas para oferecer mais segurança para a população de maneira preventiva antes que inicie o período das enchentes. O trabalho é um conjunto de ações de melhorias que acontecem no município, atendendo o Programa Cajamar Bem Cuidada, que conta também com serviços de poda de árvores, roçagem e varrição de ruas.